RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
JOANA DARC - TEM (TEATRO EXPERIMENTAL DE...
Teatro
Última ocorrência:
// 04 de Fevereiro de 2006
// Theatro Club
// Braga
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Fevereiro de 2006
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29
 // JOANA DARC - TEM (TEATRO EXPERIMENTAL DE MORTÁGUA)
DESCRIÇÃOO percurso de Joana D’Arc, uma das mais interessantes e intrigantes personalidades da história humana, tem sido abordado segundo múltiplos vectores, designadamente o teatro.

Respeitando a veracidade dos factos (datas, nomes, declarações de Joana durante o julgamento), a autora deste texto dramático, pretendeu não só recriar um acontecimento de relevância histórica, mas tambóm entrecruzar dois planos fundamentais que dele ressaltam: o sagrado e o profano. Pois se grande parte do fascínio de Joana, no seu tempo e através dos tempos, reside nas vozes que ouvia, tão factuais como a armadura que vestiu, podemos também nós, diante desta peça, ouvir essas vozes, que lhe inquietaram a alma e a conduziram ao inevitável cumprimento de um destino, do mais improvável dos destinos.

Santa e heroína francesa, conhecida pelo nome de a Donzela de Orléans, filha de camponeses remediados, nasceu na aldeia de Domrémy, a 6 de Janeiro de 1412, na França oriental. Aos 19 anos de idade, inicia a libertação do seu país ao conquistar Orleães e ao derrotar os ingleses. Crescida no meio da Guerra dos Cem Anos, Joana não adquire mais instrução do que a que recebe da sua mãe nas tarefas da casa. De acordo com o seu próprio testemunho, aos 13 anos começa a receber mensagens de São Miguel, Santa Catarina e Santa Margarida, que a encorajam a conhecer Carlos VI. que, em conjunto com os habitantes de Borgonha, cometeu um atentado contra o reinado do seu primogénito. Por fim, quando o monarca a ouve, deixa a seu cargo um pequeno contingente, com o qual Joana conquista Orleães. A vitória pouco interessa a Carlos, que continua com a sua atitude de desdém. Os conselheiros do rei levantam calúnias contra ela, prendem-na e, em 1430, vendem-na aos ingleses, que aproveitam a ocasião para difamar o seu inimigo, acusando-a de diabólica, perante o Tribunal da Inquisição.

No julgamento, que seria um dos mais famosos de toda a história, Joana encarou corajosamente os seus juízes e respondeu às suas perguntas com assombro, engenho e habilidade. Mas pouco e pouco fizeram-na perder o controlo de si mesma e, três meses depois, admitindo que as acusações feitas eram verdadeiras, assina um documento onde confirma os seus actos, e é condenada à prisão perpétua. Contudo, não a conseguem calar e por isso, seis dias mais tarde, a condenação é alterada para a morte na fogueira, em 1431.

Passados vinte anos após a sua morte, Carlos VII arrepende-se e continua a reconquista francesa. Em 1920 é canonizada por Bento XV. A sua festa é celebrada a 10 de Julho, que em França é feriado nacional.

TEM – TEATRO EXPERIMENTAL DE MORTÁGUA

apresenta:

peça: JOANA D¹ARC

autora: Helena Almeida Pimenta

encenação: Manuel Ramos Costa género: drama histórico

elenco: Inês Matos / Patrícia Comes / Céu MeIlo / São Garcia / Zília Martins / São Almeida / Tony Nobre / José Carlos / Carlos Valente / Hugo MeIlo / Renato Fernandes / Portugal Inácio

equipa técnica:
Manuel Ramos Costa, encenação, cenografia, figurinos, desenhos de luz e som
António João Lobo, direcção de cena
Correia Pinto, luminotécnico
António João Lobo, sonoplasta
Fernando Rodrigues, pesquisa musical
Zília Martins e Céu Mello, caracterização
Carlos Inácio, carpintaria
Lisete Ferreira, confecção do guarda-roupa
Adelaide Pinto, Cilene Martins e Zulmira Mendes, coordenação dos figurinos e
adereços
Jorge Afonso, design do cartaz e roteiro
TEM, produção e montagem
LOCALTheatro Club
MORADALg. António Lopes
DISTRITOBraga
E-MAILtheatro.club@cm-povoadelanhoso.pt
WEBSITEhttp://www.theatroclub.com
HORARIO21:45
CUSTOGratuito
DIVULGADORTheatro Club
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira