RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
APRESENTAÇÃO POR LAURA SANTOS DO LIVRO M...
Palestra
Última ocorrência:
// 20 de Abril de 2013
// Livraria 100ª Página
// Braga
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Abril de 2013
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // APRESENTAÇÃO POR LAURA SANTOS DO LIVRO MORTE ASSISTIDA
DESCRIÇÃOApresentação por Laura Santos do livro Morte Assistida, de Lucília Galha, da Editora Oficina do Livro.
67 anos, morreu com a ajuda da Dignitas, na Suíça. Foi a primeira portuguesa a recorrer a esta associação de apoio ao suicídio assistido. Tinha um cancro em fase terminal, um prognóstico de menos de 12 meses de vida e passava por um grande sofrimento. Preferiu procurar uma morte digna, em vez de esperar e «desaparecer aos bocados». Dois amigos, próximos da família, acompanharam-na nesta derradeira viagem e testemunharam os seus últimos momentos. Este livro relata a história de Maria através destas duas pessoas - o que os levou a acompanhar a amiga, apesar de nunca terem ouvido falar de suicídio assistido, e o que sentem por terem de guardar esse segredo como se tivessem cometido um crime.

Morte Assistida conta ainda com o testemunho de outros portugueses que se confrontam diariamente com a iminência do final da vida. Alguns não têm perspectiva de recuperação, restando-lhes apenas um tratamento paliativo, e todos gostariam que a morte assistida fosse legislada e despenalizada em Portugal. No nosso país, o incitamento ou ajuda ao suicídio é penalizado com pena de prisão até três anos. Portugal também é dos poucos países da Europa que não tem uma associação right-to-die, que defenda os direitos dos doentes e a liberdade de escolha no fim de vida.

Sobre a autora
Lucília Galha, 28 anos, natural de Évora, é jornalista da revista Sábado desde 2009, começando por integrar a secção de Política e, depois, a de Sociedade. Licenciou-se em Ciências da Comunicação, variante Jornalismo, na Universidade Nova de Lisboa. Esteve em Siena, Itália, durante um semestre pelo programa Erasmus, onde colaborou com a rádio universitária local. Iniciou-se no jornalismo em 2006, no jornal Público, e passou também pelo diário Metro.
LOCALLivraria 100ª Página
MORADAAvenida Central, 118-120
DISTRITOBraga
E-MAILlivraria@centesima.com
WEBSITEhttp://www.centesima.com
HORARIO18:30
CUSTOGratuito
DIVULGADORLivraria 100ª Página
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira