RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
PARALELO VERTICAL
Exposição
Última ocorrência:
// 19 de Maio de 2006
// Palácio da Independência
// Lisboa
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Maio de 2006
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // PARALELO VERTICAL
DESCRIÇÃOO Palácio da Independência, em Lisboa, vai receber a exposição “Paralelo Vertical”, projecto idealizado por um grupo de jovens brasileiros: Bia Fiuza, Haroldo Saboia, Renan Andrade, Rodrigo Frota e Alisson Queiroz. Os cinco artistas têm se destacado na cidade de Fortaleza, sendo premiados em salões de arte e festivais de vídeo. Contam com algumas exposições individuais e coletivas em seus currículos, sendo este seu primeiro trabalho em conjunto.

A exposição, que estreará no dia 4 de Maio, discute a relação entre o homem e a cidade. Através de retratos e experimentações em vídeo, busca-se delinear os mundos que coexistem paralelamente dentro do contexto urbano. Cada pessoa fotografada representa um símbolo dessa diversidade; uma abstração viva.

Em sua fase inicial, o Paralelo Vertical explora a cidade de Fortaleza. No entanto, a discussão se estende a todas as grandes cidades.

A ideia deste projecto surgiu a partir de um trabalho desenvolvido para uma exposição coletiva em Agosto do ano passado em Fortaleza, o “deVERcidade”. Definido o conceito, o grupo produziu o material que agora será exposto pela primeira vez. São 20 fotografias em tamanho 60x84, além de um documentário e um video-arte.

A exposição Paralelo Vertical é organizada pela Embaixada do Brasil em Lisboa e estará à visitação no Palácio da Independência (Largo de São Domingos, 11 – Rossio), de 4 a 19 de Maio, das 9 h às 19 h.


OS ARTISTAS

Bia Fiuza (21 anos). Começou a fotografar quando ainda cursava o segundo grau, em Geneve, na Suiça. Voltou para o Brasil em 2002. Cursou Comercio Exterior por um ano, trabalhou com exportação e colaborou como fotógrafa em revistas locais e eventos. Hoje cursa Comunicaçao Social e trabalha como fotógrafa de moda e retratista. Fez duas exposições individuais (Um olhar em p&b e Pelo mundo), e participou de exposições coletivas (Festival Vida & Arte, deVERcidade, XIII Unifor Plastica). Em 2005, foi premiada pela melhor fotografia no salão de arte Unifor Plástica. Colabora neste projeto com a produção executiva e fotografia.

Haroldo Saboia (20). Cursa a faculdade de Jornalismo, estudando também fotografia e design. Trabalha com design gráfico e fotografia de moda. Participou da exposições coletivas (deVERcidade, XIII Unifor Plastica e Mostra Universitária 2005.1), tendo sido premiado pelo melhor ensaio de moda nesta última. Co-produziu ainda o vídeo "Admirável Mundo Austero". Colabora neste projeto com a criação gráfica e fotografia.

Rodrigo Frota (21). Começou a produzir seus primeiros trabalhos também em Geneve, na Suiça, ainda na escola. Cursa Comunicação Social e trabalha com marketing na Universidade de Fortaleza. Trabalha ainda com produção, filmagem e edição de video clipes, documentários e curtas. Assinou a edição do longa metragem "Caminhos da Pororoca", que será lançado este ano. Colabora neste projeto com o Audio-Visual.

Renan Andrade (22). Cursa Jornalismo. Dirigiu o Video Experimental "Admirável Mundo Austero", vencedor do Festival Nóia de Videos Universitários em 2005. Trabalha atualmente com vídeos institucionais. Colabora neste projeto com o Audio-Visual.

Alisson Queiroz (21). Roterizou e produziu o Video Experimental "Admirável Mundo Austero", vencedor do Festival Nóia de Videos Universitários em 2005. Venceu prêmios com roteiros e com atuações teatrais. Escreve crônicas. Colabora neste projeto com a administração financeira e com todos os textos da exposição e do catálogo.

APOIO CULTURAL

O Paralelo Vertical conta com o apoio de um grupo de instituições e empresas que investem fortemente em cultura: Shopping Iguatemi, Cumbuco Eco Resort, Unifor-Universidade de Fortaleza, Fundação Beto Sturdart, Grupo Marquise, Setur-Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, Casa Pio, Embaixada do Brasil em Lisboa, e Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

Depois de Lisboa, a exposição seguirá para Fortaleza, capital do Ceará, no nordeste brasileiro.
LOCALPalácio da Independência
MORADALargo de São Domingos, 11 - Rossio
DISTRITOLisboa
HORARIO09:00
CUSTOGratuito
DIVULGADORAlan Romero
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
11º PRÊMIO ARTE L...
Exposição e Outra
// 19 de Outubro de 2017
// Veneza arsenal
// Lisboa
// Não gratuito
ESQUELETOS COLATERA...
Exposição
// 19 de Outubro de 2017
// Galeria Bangbang
// Lisboa
// Gratuito
PREVENçãO E GESTÃ...
Workshop
// 26 de Outubro de 2017
// RG Mindset
// Lisboa
// Não gratuito
Bibliofeira