RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
BORDADOS DE CASTELO BRANCO E PINTURA EM ...
Exposição
Última ocorrência:
// 30 de Maio de 2006
// Casa do Tempo - Castanheira de Pera
// Leiria
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Maio de 2006
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // BORDADOS DE CASTELO BRANCO E PINTURA EM LINHO DE MARIA DO CARMO COROADO
DESCRIÇÃOA abrir o mês de Maio surgem na Casa do Tempo novas propostas que nos convidam a entrar numa exposição onde Maria do Carmo Coroado revela os encantos da exímia arte de bordar, mobilizando a nossa atenção com sugestões que respeitam os tradicionais pontos decorativos usados para compor as mais originais e modernas tendências do mundo dos lavores.
Vinda de Coimbra, Maria do Carmo Coroado faz-se acompanhar de um trabalho singular representado numa belíssima colecção de quadros que encerram no seu interior motivos e técnicas resgatadas aos bordados produzidos em diferentes zonas do país. Especialista na arte de manusear a agulha e a linha e, noutros casos também a tinta e os pincéis, Maria do Carmo faz aparecer, como num passe de mágica, maravilhosas criações que conjugam o seu talento criativo com os vários anos de experiência e dedicação que vem consagrando diariamente à prática e estudo de variadas técnicas de bordar recheadas de delicados pontos e motivos.
Pegando no laborioso trabalho de Maria do Carmo, a Casa do Tempo apronta-se para acolher uma mostra onde a simplicidade e o romantismo dos bordados assumem lugar de relevo e aguardam a sua visita.
Maria do Carmo Duarte Pereira Coroado nasceu na Freguesia de Santa Cruz de Coimbra a 8 de Junho de 1937 e, depois de ter concluído os estudos básicos na Escola Primária de Santa Cruz, transita para o Colégio Alexandre Herculano, local onde começa a revelar a sua habilidade artística, demonstrando uma franca aptidão para o desenho artístico e para outros trabalhos pejados de pormenor e minúcia.
Esta primeira experiência no mundo das artes tornou-se uma referência na vida de Maria do Carmo e, quando por motivos de saúde, se vê obrigada a preencher o tempo livre, decide retomar a sua antiga paixão e dedicar-se de corpo e alma à execução de obras de invulgar pormenor. Cheia de ideias, Maria do Carmo procurou aproveitar o talento vindo do seu íntimo e os conhecimentos adquiridos em vários cursos promovidos pelo INATEL e seguir uma experiência muito singular onde o branco do tecido é preenchido com alegres motivos e cores que servem de base a um labor pleno de harmonia e delicadeza.
Agregando já vários anos de devoção ao estudo, pesquisa e aplicação de diferentes pontos decorativos, Maria do Carmo tornou-se uma verdadeira conhecedora e especialista da arte de bordar. O seu trabalho mostra-nos uma forma diferente de criar beleza e transforma-se numa arte digna de ser exposta e apreciada, sobretudo, porque é uma arte que veicula também a identidade cultural e as tradições deste Portugal encantador.
Casa do Tempo / Sónia Tomás

LOCALCasa do Tempo - Castanheira de Pera
MORADARua Dr José Fernandes de Carvalho
Apartado 42
DISTRITOLeiria
E-MAILcasadotempo@prazilandia.com
HORARIO10:00
CUSTOGratuito
DIVULGADORCasa do Tempo
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
DANIELA NUNES @ GAL...
Exposição
// 16 de Dezembro de 2017
// Galeria Bangbang
// Lisboa
// Gratuito
Bibliofeira