RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
REINVENTAR A ARTE E TECIDOTECA
Exposição
Última ocorrência:
// 29 de Julho de 2006
// Claustros Paço Cultura - Guarda
// Guarda
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Julho de 2006
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // REINVENTAR A ARTE E TECIDOTECA
DESCRIÇÃOReinventar a Arte surge no âmbito de um projecto que está a ser desenvolvido desde Abril na área da expressão plástica, com crianças dos 3 aos 8 anos de idade, em parceria com a A.D.M. Estrela e cuja coordenação está a cargo de Teresa Oliveira. A primeira mostra deste projecto apresenta trabalhos criados pelas crianças e o seu ponto de partida foi a obra do pintor José de Guimarães.
Numa primeira fase, partiram para a leitura de algumas obras do pintor. As crianças observaram, descobriram, associaram, reinventaram. Posteriormente falaram um pouco sobre a vida de José de Guimarães, onde nasceu, por onde andou, qual o seu prato preferido, quais os materiais e técnicas que utilizou para a criação das suas pinturas e esculturas.
Numa segunda fase passaram à criação e produção. As crianças escolheram as pinturas e esculturas de que gostaram mais. Desenharam, pintaram, recortaram e colaram, utilizando materiais e suportes diversificados, como grafite, ceras, giz, pastel, têmperas, papel de lustro, desperdícios, ligaduras de gesso, cartão e mdf, recreando, à sua maneira, o que observaram e sentiram.
A segunda exposição, TECIDOTECA, é um projecto da autoria de vários cooperantes do Aquilo Teatro, entre os quais Joana Oliveira Paiva, que expõe desenhos e arte digital feita em Photoshop e impressa em tela.
Na TECIDOTECA os desenhos formam um mundo orgânico onde nostalgia, sensualidade e boémia se juntam em cenas que parecem teias de tecidos multitexturados. São personagens convolutas que nos sugerem simultaneamente paz e confronto, prazer e dor, excesso e ausência. Um ambiente de opostos e dualidades onde o feminino surge quase exclusivamente. É um universo de memórias e intenções, onde respiração, sedução e sensação se juntam para mostrar que os sentidos já não dizem o mundo, agora transcrito em contorcidas texturas.
Os trabalhos realizados em Photoshop remetem para uma realidade diferente da anterior. Lembram alguns cenários que David Hockney fez para a ópera, mas onde ressaltam agora figuras que apresentam uma energia vibrante que perturba e dinamiza o ambiente envolvente feito de padrões precisos e regulares. A personagem feminina, que constitui a figura central dos quadros, conjuga a meninice e a perversidade numa dança que oscila entre os dois pólos.
As instalações, a imagem e o som, criados por Ricardo Tavares, Pedro Sanches e Américo Figueiredo prolongam a representação dos desenhos e das pinturas digitais de Joana Oliveira Paiva, numa participação surpresa.
A convite de Joana Oliveira Paiva estará também patente uma exposição de sua mãe, Teresa Oliveira, intitulada Palimpsestos Sibilinos.

Reinventar a Arte: Organização do Aquilo Teatro e Núcleo de Animação Cultural /C.M.G.
Apoio: ADM Estrela
Apoio a nível de material: Só Cópia e Guarda Conta

TECIDOTECA: Organização Aquilo Teatro e Núcleo de Animação Cultural / C.M.G.
Apoio: Câmara Municipal da Guarda
LOCALClaustros Paço Cultura - Guarda
DISTRITOGuarda
E-MAILaquilo.teatro@sapo.pt
WEBSITEhttp://www.blog.comunidades.net/aquilo/
HORARIO14:00
CUSTOGratuito
DIVULGADORAQUILO TEATRO
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
MUSEU DAS MARIONETA...
Exposição
// 19 de Agosto de 2017
// Museu das Marionetas...
// Porto
// Não gratuito
Bibliofeira