RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
ARTES CRUZADAS: PINTURA & FOTOGRAFIA
Palestra
Última ocorrência:
// 22 de Outubro de 2006
// Casa do Brasil
// Santarém
// Não gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Outubro de 2006
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // ARTES CRUZADAS: PINTURA & FOTOGRAFIA
DESCRIÇÃOHá quem defenda que a invenção da Fotografia não deve ser considerada um facto isolado, mas sim uma consequência e um culminar de uma tradição pictórica que teve início no Renascimento e que se encaminhou para uma representação fiel da realidade tendo como base a percepção visual humana. Assim sendo, poderíamos então falar já de uma “pintura fotográfica” antes da irrupção da Fotografia. Ossip Brik, num texto escrito em 1926 intitulado “Foto-kadr protiv kartiny”, já antevia uma verdadeira batalha entre estas duas artes tão imbuídas de personalidade: “La fotografía va dejando de lado a la pintura. La pintura se resiste y está decidida a no rendirse. De este modo debe ser entendida esta batalla que empezó al inventarse la cámara y que sólo finalizará cuando la fotografía haya desplazado a la pintura del lugar que ocupa en la vida cotidiana.”

Este curso tem como objectivo traçar um percurso desta duradoura batalha, que bastantes frutos tem produzido. De Aristóteles a Jan Saudek, passando por artistas do Renascimento como Lorrain, Canaletto, Constable, Turner, Corot. Do Impressionismo ao Pictorialismo, realçando o papel dos Simbolistas. Da Escola Holandesa do século XVII con Jan Vermeer a Jeff Wall e Ouka Leele. Uma Fotografia que quer ser Pintura a uma Pintura que quer ser Fotografia. De uma Pintura Fotográfica a uma Fotografia Pictórica. Uma união aparentemente pacífica. Quem nos tempos de hoje já não teve dificuldade em diferenciar o que é uma pintura do que é uma fotografia ou vice-versa? A estas questões soma-se o aparecimento da fotografia digital e, com esta, o papel preponderante ocupado pelos píxeis. São eles que ditarão as regras do futuro. Analisaremos a obra de Uta Barth, uma artista que mescla de forma irrepreensível todas estas novas ferramentas. Uma ponderação e um olhar vivificante sobre uma batalha, que parece estar muito longe de querer proclamar vencedores e vencidos.
LOCALCasa do Brasil
MORADALargo Pedro Álvares Cabral
DISTRITOSantarém
E-MAILclaudia.camacho@mail.pt
WEBSITEhttp://www.e-cultura.pt/agendaculturaldisplay.aspx?id=10406
HORARIO10:30
CUSTO40 Euros
DIVULGADORCláudia Camacho + Câmara Municipal de Santarém
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira