RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
RÃO KYAO ENCERRA CICLO NOITES DO MUNDO
Música
Última ocorrência:
// 16 de Setembro de 2006
// Casa da Bonjóia
// Porto
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Setembro de 2006
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // RÃO KYAO ENCERRA CICLO NOITES DO MUNDO
DESCRIÇÃO“Porto Interior” – místico porto de abrigo em Macau onde se entrelaçam o Oriente e o Ocidente – dá nome ao espectáculo com que o célebre músico português Rão Kyao, acompanhado pela artista chinesa Yanan, vai brindar todos os que no próximo sábado, dia 16 de Setembro, pelas 21h30, se deslocarem até ao Grande Lago da Quinta da Bonjóia (Rua da Bonjoia, 183), para assistirem ao evento de encerramento do Ciclo “Noites do Mundo”.

Segundo Rão Kyao e Yanan, este espectáculo pretende “através do encontro do som da Pi’pa e da Flauta de Bambu, celebrar a convivência de vários séculos entre Portugal e a China, que Macau tão bem exemplificou. Pensamos pois, através da música, humildemente contribuir para um futuro que fortaleça cada vez mais os laços que nos unem”.  

O espectáculo vai desenrolar-se em várias partes, nas quais os dois artistas vão interpretar temas originais, repertório do folclore clássico Chinês e Português e farão ainda uma incursão pelo fado, tão tipicamente português.

Com mais de duas décadas de carreira, Rão Kyao tem-se distinguido pela sua persistente vontade em redescobrir o Oriente. Fazendo uso da flauta de bambu, foi encontrando inspiração no Jazz, na música indiana, árabe e chinesa. A sua alma de fadista expressou-se singularmente no seu trabalho "Fado Bailado", onde imortalizou instrumentalmente alguns dos mais belos fados de sempre.

Yanan concluiu o curso superior de música em 1992, no Conservatório Central de Música de Beijing. Depois de diversos espectáculos na China e de ter integrado um grupo de pesquisa e desenvolvimento de sistemas musicais, com vista à revitalização da música tradicional chinesa, a artista foi convidada a trabalhar com o Grupo de Música Clássica da Finlândia, país onde realizou inúmeras actuações.
Desde 2004, altura em que casou com um português, que Yanan vive no Porto. Em Portugal tem feito diversas actuações a título individual. È ainda promotora de um programa radiofónico, em português e mandarim, de uma emissora do norte, dirigido à comunidade chinesa.


Este espectáculo, que encerra o Ciclo “Noites do Mundo”, é promovido pela Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto, no âmbito da do programa de Iniciativa Comunitária URBAN II e em parceria com o projecto “Porto, Bairro a Bairro” da responsabilidade do Pelouro da Habitação e Acção Social da Câmara Municipal do Porto.

O “Porto, Bairro a Bairro”, com uma programação assente na qualidade e diversidade, tem vindo a proporcionar a toda a população da cidade momentos lúdicos, culturais, pedagógicos e educativos contribuindo assim para a promoção da cidadania, da coesão social  e da difusão da cultura, afirmando-se de forma crescente junto dos seus públicos alvo.



ENTRADA LIVRE
Patrocínio da Fundação Jorge Álvares
LOCALCasa da Bonjóia
MORADARua da Bonjóia, 185
DISTRITOPorto
HORARIO21:30
CUSTOGratuito
DIVULGADORDina Coelho
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira