RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
WORKSHOP DE TEATROS DE PAPEL E FIGURAS A...
Workshop
Última ocorrência:
// 23 de Fevereiro de 2014
// Residência Boavista
// Lisboa
// Custo desconhecido
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Fevereiro de 2014
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29
 // WORKSHOP DE TEATROS DE PAPEL E FIGURAS ARTICULADAS
DESCRIÇÃOWorkshop de Teatros de Papel e Figuras Articuladas
16 e 23 de Fevereiro

Coordenação: Luís Vieira e Rute Ribeiro | A Tarumba
Destinatários: Adultos interessados em descobrir as potencialidades destas técnicas
Horário: 16 e 23 de Fevereiro (Domingos) | das 10h às 13h e das 14h às 18h
Local: Residência Boavista – Rua da Boavista, 46 - 2ºdto. (perto do elevador da Bica e Cais do Sodré)
Nº máximo de participantes: 10
Data limite de inscrição: 14 de Fevereiro (Sexta-Feira)
Custo: 30 euros
É necessária inscrição prévia
Informações: 21 242 76 21 ou 91 351 96 97 | info@tarumba.org
A inscrição no workshop (sujeita a selecção) é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição, solicitada via telefone (212 427 621 | 91 351 9697) ou por e-mail (info@tarumba.org)

A partir do universo da companhia A Tarumba, que nas suas últimas criações tem desenvolvido a utilização de figuras bidimensionais articuladas, lançamos o desafio da criação de pequenas formas em papel...
Uma abordagem ao espectáculo em forma de miniatura. Os participantes são convidados a entrar no mundo da criação teatral e a desenvolver um projecto de dramaturgia a partir do universo dos Teatros de Papel. Neste jogo dos sentidos é desenvolvido um trabalho de experimentação a partir da criação de pequenas narrativas, do seu desenvolvimento espacial, da criação das suas personagens, dos ambientes sonoros ou musicais e, consequentemente, da sua representação. Os Teatros de Papel permitem diferentes abordagens nos mais diversos campos, como a sua utilização em projectos artísticos mais inovadores e contemporâneos, ou em projectos pedagógicos e didácticos.

BIO A Tarumba – Teatro de Marionetas
TARUMBA significa atarantar, estontear, atordoar, maravilhar... palavras que exprimem o sentimento geral da companhia em relação à arte das marionetas. &#8232;A Tarumba - Teatro de Marionetas foi criada em 1993 por elementos ligados ao Teatro, Cinema, Escultura e à História de Arte, que tinham em comum o amor pela arte das marionetas e que pretendiam desenvolver um trabalho de grande qualidade técnica e artística, bem como trazer uma constante inovação ao Teatro de Marionetas em Portugal.
A companhia é também responsável pela programação e produção anual do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas - FIMFA Lx, espaço de reflexão artística e laboratório multidisciplinar de referência, que recebeu o Prémio da Crítica de Teatro 2010 pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.
Os directores artísticos da companhia, Luís Vieira e Rute Ribeiro, receberam o Prémio Personalidade 2013, inserido no Prémio Nacional Multimédia, atribuído pela APMP - Associação Multimédia, “pelo contributo e trabalho inovador e criativo na programação/organização do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas - FIMFA Lx."
Desde 1993 foram encenadas peças como Dr. Faustus de C. Marlowe, Amor de D. Perlimplín com Belisa no seu Jardim de F. G. Lorca, A Tempestade de W. Shakespeare, Mahagonny de B. Brecht, entre outras. As qualidades técnicas e artísticas do projecto têm sido admiradas, não só em Portugal, mas também em países como Dinamarca, Espanha, França, Reino Unido, Argentina, Brasil, Índia, Paquistão ou Hungria. No World Festival of Puppet Art (Praga), a companhia obteve o Prémio de Melhor Dramaturgia, e a nomeação para o prémio de melhor manipulação.
A Tarumba realiza, desde a sua formação, ateliês experimentais em torno das artes da marioneta e das formas animadas, dirigidos especificamente a formadores, profissionais do espectáculo ou público infantil, destacando-se os workshops de Teatros de Papel realizados em Instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro de Pedagogia Infantil do Centro Cultural de Belém, e em diversas Escolas e Bibliotecas. Trabalho realizado em Portugal e internacionalmente.
O CAMa - Centro de Artes da Marioneta é o espaço de residência da companhia e um centro de desenvolvimento de projectos, onde se integra o Projecto Funicular, um programa de formação composto por workshops intensivos dirigidos a profissionais seleccionados em função do seu currículo e experiência. A inscrição é internacional e, devido à selecção, quer dos formadores, quer dos participantes, reúne diversas disciplinas artísticas, permitindo o encontro da marioneta com as outras artes. Desde 2010 foram organizados workshops de Stephen Mottram, Agnès Limbos, Nicole Mossoux, Jim Kroupa, Fabrizio Montecchi, entre outros.
Ao longo destes 20 anos de actividade, para além de toda a experiência adquirida, a Tarumba criou um acervo artístico importante. O seu espólio, constituído por marionetas da companhia, marionetas “históricas”, teatros de papel (originais do século XIX e princípios do século XX), livros sobre teatro, especialmente sobre teatro de marionetas, fotografias, programas e cartazes, está presente no CAMa.

Apoios e Parcerias: Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC
A Tarumba é uma estrutura financiada por Governo de Portugal - Secretário de Estado da Cultura | DGARTES
LOCALResidência Boavista
MORADARua da Boavista, 46 - 2ºdto. (perto do elevador da Bica e Cais do Sodré)
DISTRITOLisboa
TELEFONE212 427 621
E-MAILinfo@tarumba.org
WEBSITEhttp://www.tarumba.org
HORARIO16 e 23 de Fevereiro das 10h às 13h e das 14h às 18h
CUSTOCusto desconhecido
DIVULGADORTarumba
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
FALAR EM PúBLICO E...
Workshop
// 30 de Setembro de 2017
// RG Mindset
// Lisboa
// Não gratuito
13º CURSO GERAL DE...
Cinema e Workshop
// 09 de Outubro de 2017
// Rua Latino Coelho, 8...
// Lisboa
// Não gratuito
Bibliofeira