RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
MARK STEWART & THE MAFFIA
Música
Última ocorrência:
// 14 de Abril de 2007
// MAC - Museu de Arte Contemporânea de Serralves
// Porto
// Custo desconhecido
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Abril de 2007
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // MARK STEWART & THE MAFFIA
DESCRIÇÃOPioneiro e inovador na área de fusão punk-funk-dub, Mark Stewart emergiu durante o período pós-punk como líder e vocalista do grupo seminal de Bristol The Pop Group (78-80).
Gang militante de radicais de esquerda, hoje citados como uma da mais influentes bandas do pós-punk, este grupo de agit-prop rock dissonante com pulsações funk constituía um cocktail explosivo que atacava o governo de Margaret Tatcher, o estado da música pop, o copyright, o racismo e sexismo de forma desconcertante, radical e estridente chegando ao ponto de intimidar o próprio público.
Após a implosão do The Pop Group, Stewart partiu para Londres onde se ligou à conspiração de outsiders na emergente On-U Sound de Adrian Sherwood, que entretanto se tornara o ponto focal de uma grande diversidade de artistas – punks, músicos reggae, tanto do Reino Unido como da Jamaica, e free-jazzers.
Stewart decide então enveredar por uma carreira a solo e formar o projecto Mark Stewart and The Maffia, lançando vários álbuns altamente politizados que forçaram fronteiras pela fusão da electrónica, dub, disco sound retorcido e hip hop de carácter industrial, numa sonoridade única e pioneira. Os músicos que rodeiam Stewart constituem por si só um ensemble de estrelas: a primeira encarnação dos Maffia envolvia músicos do Dub Syndicate, e em 85, a formação era alterada passando a integrar os Sugarhill Gang (simultaneamente banda suporte de Grandmaster Flash e colaboradores de  Afrika Bambaata) que Sherwood tinha recentemente trazido para Inglaterra para começarem a trabalhar no inovador projecto experimental Fats Comet, mais tarde Tackhead. Assim, nos Maffia encontramos, para além do génio de Sherwood na produção e mistura, o baixista maquinal Doug Wimbish, o guitarrista funk Skip MacDonald e o baterista de excepção Keith LeBlanc.
Mark Stewart & The Maffia inventavam assim uma nova forma musical pela injecção de música negra no punk; à sensibilidade tecno aliava-se a paranóia urbana político-social; o positivismo do dub reggae degenerava em visões anti-utópicas misturadas com as de William Blake, Donna Summer e William Burroughs; o voodoo juntava-se a textos de extrema esquerda.
As ondas de choque atingem uma geração inteira de músicos, dos Massive Attack aos LCD Sound System, dos Rádio 4 ao trip hop de Tricky, com quem Stewart colaborou.

Fundação de Serralves
LOCALMAC - Museu de Arte Contemporânea de Serralves
MORADARua D. João de Castro, 210
DISTRITOPorto
E-MAILserralves@serralves.pt
WEBSITEhttp://www.serralves.pt
HORARIO22:00
CUSTOCusto desconhecido
DIVULGADORLeinadF
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
FAMILIAS ARGILOSAS
Workshop
// 08 de Outubro de 2017
// Museu do Vinho do pOrto
// Porto
// Não gratuito
Bibliofeira