RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
EXPOSIÇÃO REUNIÃO DE OBRA NORTE #005 INF...
Exposição e Outra
Última ocorrência:
// 29 de Abril de 2007
// Alfândega do Porto - Museu dos Transportes e C...
// Porto
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Abril de 2007
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // EXPOSIÇÃO REUNIÃO DE OBRA NORTE #005 INFRAESTRUTURAS URBANAS METRO DO PORTO 1994-2005, DA AUTORIA DO ARQUITECTO EDUARDO SOUTO DE MOURA
DESCRIÇÃOAo longo de um ano, cinco exposições no espaço dos antigos escritórios do Museu dos Transportes, projectados pelo arqº Eduardo Souto Moura, focarão sobre diferentes temas de projecto, procurando pôr à vista de todos, colegas, estudantes de arquitectura, colaboradores de equipas multidisciplinares, clientes, e público em geral, o trabalho da arquitectura, como um trabalho de grande investimento na definição da forma e dos seus elementos construtivos, de coordenação de equipas e integração de infraestruturas, de negociação com clientes, empreiteiros e demais intervenientes em obra, com vista à sua construção de acordo com o Projecto.

Cada exposição procurará caracterizar, de forma eloquente e ilustrativa, três momentos complementares: o trabalho no atelier, a lenta procura da forma, incluindo ensaios de materiais e amostras, apoio técnico de especialistas, estudo de versões alternativas, maquetes, etc, caracterizado com os elementos de estudo do projecto que integram esta fase; a ‘reunião de obra’ propriamente dita, com o projecto de execução, elementos de procedimentos operacionais, mapas de medições, cronogramas de trabalhos, e outros, incluindo desenhos de preparação de obra do construtor, ou desenhos de especialidades; fases da ‘Obra’ descritas através de registos múltiplos, com especial ênfase na fotografia, procurando documentar a sua evolução e aspecto final.

Sobre o Metro do Porto
O projecto de uma infraestrutura urbana de transporte público é um empreendimento que transcende claramente os limites disciplinares e envolve as aspirações de uma cidade ou região. No caso do Metro do Porto, a centralidade que a arquitectura ocupou ficou a dever-se, em grande parte, à capacidade de Eduardo Souto Moura em, não só, coordenar uma equipa multidisciplinar, mas também as diversas equpas de arquitectos (J. Gigante em Vila do Conde e Póvoa do Varzim, J.B. Távora em Matosinhos, R. Cavaca em V.N. Gaia, J.A. Rocha na Maia, A. Dias no pólo universitário, ou A. Siza em S. Bento) que projectam a inserção urbana nos diferentes concelhos. À escala do território, compatibilizar um  sistema de regras objectivas e inflexíveis da implantação dos carris com a topografia e as condicionantes urbanas; à escala da estação, a criação de um léxico restrito através do desenho de soluções construtivas tipo.
Iniciada a operação comercial a 1 de Janeiro de 2003, após 9 anos de trabalhos, estudos e projectos, o Metro do Porto é motivo de orgulho e esperança de uma metrópole. Desde os cuidados ambientais que presidiram à sua construção, as fases da sua construção incluindo o desvio de redes, a construção das plataformas, a montagem das vias, das catenárias, até à última fase de acabamentos/urbanização, o Metro é, acima de tudo, um promotor da requalificação urbana e da complementaridade concelhia, revolucionando o espaço público, e as relações entre o centro da cidade do Porto e os centros dos concelhos limítrofes.
LOCALAlfândega do Porto - Museu dos Transportes e Comunicações
MORADARua Nova da Alfândega
DISTRITOPorto
E-MAILcultura@oasrn.org
WEBSITEhttp://www.oasrn.org
HORARIO10:00
CUSTOGratuito
DIVULGADORcarolina medeiros
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira