RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
O SR. CHIADO CONVIDA CONVERSA COM PAULO ...
Palestra
Última ocorrência:
// 30 de Maio de 2014
// Sr. Chiado (Praça Raimundo Soares, Nº 20 - Abr...
// Santarém
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Maio de 2014
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // O SR. CHIADO CONVIDA CONVERSA COM PAULO SUCENA SOBRE "VIDA E OBRA DE JOSÉ GOMES FERREIRA" | 21H30 |
DESCRIÇÃOIntegrado na Comemoração do 40º aniversário do 25 de Abril



CONVERSA com PAULO SUCENA sobre

A vida e obra de JOSÉ GOMES FERREIRA


Paulo Sucena foi Professor e Orientador de Estágio de Português, tendo também desenvolvido uma intensa atividade política e sindical, que começou antes do 25 de Abril de 1974, nomeadamente com a criação dos Grupos de Estudo que viriam a dar origem aos sindicatos de professores em 1974. Foi Presidente do SPGL e Secretário Geral da FENPROF e é membro do Conselho Nacional de Educação. Ao longo de todo a sua vida conviveu com poetas (incluindo o seu amigo de longa data e conterrâneo  Manuel Alegre e José Gomes Ferreira), escritores, músicos e artistas plásticos. Escreveu diversos ensaios de análise literária e publicou em 2003 o seu primeiro livro de poemas denominado “Amor em Adjectivo".


JOSÉ GOMES FERREIRA

José Gomes Ferreira (Porto, 1900 – Lisboa, 1985) foi poeta e ficcionista, tendo evoluído de um romantismo saudosista para uma postura literária mais próxima do Neorrealismo. Aventuras de João Sem Medo (histórias humorísticas do mundo juvenil que fazem lembrar o non-sense de Alice no País das Maravilhas) é a sua obra mais conhecida. Estudou nos liceus de Camões e de Gil Vicente, com Leonardo Coimbra, onde teve o primeiro contacto com a poesia. Ainda muito jovem, colaborou com Fernando Pessoa na composição de um soneto para a revista Ressurreição. Licenciou-se em Direito, em 1924, tendo trabalhado como cônsul na Noruega. Paralelamente, seguiu uma carreira como compositor, chegando a sua obra "Suite Rústica" a ser estreada pela orquestra de David de Sousa. Regressou a Portugal em 1930 e dedicou-se ao jornalismo. Fez colaborações importantes em publicações tais como: Presença, Seara Nova, Descobrimento, Imagem, Sr. Doutor, Gazeta Musical e de Todas as Artes e Ilustração (1926-1975). Também traduziu filmes sob o pseudónimo de Álvaro Gomes. Iniciou-se na poesia com o poema Viver sempre também cansa, em 1931, publicado na revista Presença. Foi só em 1948 que começou a publicação séria do seu trabalho, com Poesia I e Homenagem Poética a António Gomes Leal. Ganhou, em 1961,o Grande Prémio da Poesia da Sociedade Portuguesa de Escritores, com Poesia III. Compareceu a todos os grandes momentos "democráticos e antifascistas" e, pouco antes do MUD (Movimento de Unidade Democrática), colaborou com outros poetas neorrealistas num álbum de canções revolucionárias compostas por Fernando Lopes Graça, com a sua canção "Não fiques para trás, ó companheiro". Tornou-se Sub&#8209;Presidente da Associação Portuguesa de Escritores em 1978 e foi candidato, em 1979, da APU (Aliança Povo Unido), por Lisboa, nas eleições legislativas intercalares desse ano. Associou-se ao PCP (Partido Comunista Português) em fevereiro do ano seguinte. Foi condecorado pelo Presidente Ramalho Eanes como grande oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada, recebendo posteriormente o grau de grande oficial da Ordem da Liberdade. Foi homenageado pela Sociedade Portuguesa de Autores em 1983.


A exposição patente no Sr. Chiado deve-se a Apolinário Sousa, que gentilmente disponibilizou a sua coleção particular sobre José Gomes Ferreira a todos aqueles que se interessam ou possam interessar pela vida e obra do autor.


Saiba onde e quando acontece: www.palhadeabrantes.org


Para receber as nossas novidades: espalhafitas@gmail.com


Visite-nos: https://www.facebook.com/espalhafitas


LOCALSr. Chiado (Praça Raimundo Soares, Nº 20 - Abrantes)
MORADAPraça Raimundo Soares, Nº 20 - Abrantes

Junto à Câmara Municipal de Abrantes
DISTRITOSantarém
TELEFONE241 372 515
E-MAILespalhafitas@gmail.com
WEBSITEhttp://www.palhadeabrantes.org
HORARIO21h30
CUSTOGratuito
DIVULGADORAssociação de Desenvolvimento Cultural Palha de Abrantes
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira