RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
CLONES E CLOWNS
Teatro e Infantil
Última ocorrência:
// 01 de Junho de 2007
// Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
// Coimbra
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Junho de 2007
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // CLONES E CLOWNS
DESCRIÇÃOClones e Clowns, a 23ª produção da companhia, é um projecto co-produzido pela Encerrado para Obras e pelo Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, criado em regime de residência artística na vila de Penela, com apoio da autarquia local.
Clones e Clowns, espectáculo de teatro para a infância escrito por David Cruz e Estela Lopes, debruça-se sobre uma temática extremamente actual e controversa: a clonagem. Através de um discurso simples e acessível, serão abordadas algumas das principais questões técnicas, éticas, legais, directamente relacionadas com este tema.
A peça conta a história de Richard Klok, um cientista alucinado que consegue concretizar com êxito e em total segredo a clonagem de um ser humano, utilizando como cobaia um famoso palhaço. Em breve, a Terra fica cheia de palhaços clonados. Mas como todos são iguais, todos repetem as mesmas frases, ou realizam os mesmos gags, as pessoas deixam de lhes achar piada. A falta de humor torna-se contagiosa e em breve a humanidade está mergulhada numa depressão generalizada: as pessoas vivem tristes e entediadas, deixam de rir, de cantar, deixam de amar a vida...
O recurso às linguagens universais, como a música tocada ao vivo, o malabarismo, a mímica e a pantomima, a utilização das técnicas de clown assumem um papel essencial no decurso do espectáculo, constituindo elementos dinâmicos e lúdicos.
A interacção directa com o público, que será ele próprio transformado num exército de "palhaços clonados" constitui também um elemento fundamental. Para esse efeito cada espectador receberá, à entrada da sala, um nariz de "clown", adereço que deverá devolver antes de abandonar as instalações, no final da apresentação. O convite ao espectador para colocar este adereço nos momentos adequados será feito numa espécie de jogo, cujas regras se tornarão implícitas conforme a apresentação for evoluindo.
Apesar de não tomar claramente uma posição a favor ou contra a clonagem, o projecto procurará transmitir às crianças a noção de quão importante é a diversidade a todos os níveis, genética, social, cultural, linguística, biológica, etc. Pretende-se valorizar conceitos básicos como a tolerância racial e cultural, a amizade, a solidariedade, e a coragem de lutar por causas justas.
Por fim, a peça celebra a importância do riso: o seu aspecto universal para o ser humano, que o transforma numa ponte entre as pessoas favorecendo um comportamento amigável, e o seu poder revigorante e fertilizante para o corpo e espírito - "rir faz bem à saúde" é certamente uma das máximas desta história.
LOCALExploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
MORADAJardim de Santa Cruz - Coimbra
DISTRITOCoimbra
HORARIO10:30
CUSTOGratuito
DIVULGADOREncerrado para Obras - Associação Cultural e Artística
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira