RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
WORKSHOP VOU A TUA CASA
Teatro e Workshop
Última ocorrência:
// 03 de Agosto de 2007
// C.E.M. - Centro em Movimento
// Lisboa
// Não gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Julho de 2007
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
Agosto de 2007
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // WORKSHOP VOU A TUA CASA
DESCRIÇÃOFundamentos:

O workshop "Vou A Tua Casa" contempla uma metodologia essencialmente teórica. Aos intervenientes será dada a oportunidade de conhecer o projecto "Vou A Tua Casa" e as questões que o mesmo levanta, através de imagens, textos, análises críticas, reflexões, objectos artísticos criados em diálogo com este projecto e assinados por outros artistas, objectos utilizados nas performances, bem como todo o manancial de informação transdisciplinar que está neste momento a ser compilada num catálogo e num vídeo-documentário, com publicação prevista para Setembro de 2007. Com base nessas informações, cada interveniente será convidado a elaborar o seu próprio projecto de intervenção artística, tendo em conta os pressupostos teóricos avançados pela trilogia "Vou A Tua Casa" e fundamentados no documento "Dogma 2005" (www.dogma05.blogspot.com), da autoria de Rogério Nuno Costa. O acompanhamento e discussão/debate de cada projecto individual será feito por todos os intervenientes. O objectivo será o de obter possibilidades performativas que contemplem as regras avançadas pelo "Dogma" e os pressupostos avançados e discutidos na abordagem teórica ao projecto. Ou seja, não é obrigatório que essas possibilidades performativas sejam concretamente postas em prática. No ideal, deseja-se que os projectos, na sua forma de elaboração teórica permeável à discussão, funcionem já como uma prática e sejam auto-suficientes. Por outras palavras, fazer perguntas sem esperar respostas, ou então pôr a resposta dentro da pergunta que se faz.

Temas:

Este workshop começa por ser, nos seus pressupostos iniciais, uma espécie de "lecture" assistida por um grupo de participantes também eles intervenientes directos, com poder para mudar o decurso das temáticas debatidas consoante as suas preocupações pessoais. Ainda assim, existe um grupo de temas-base para debate que pode ser sistematizado da seguinte forma: 1/ os mecanismos da verdade (vs. realidade) e da mentira (vs. ficção) no território performativo; 2/ a inscrição do quotidiano na criação artística vs. a questão da autobiografia; 3/ a dinâmica espacial público/privado; 4/ a inversão, baralhação, confusão dos papéis de espectador, criador e contexto; 5/ a presença e o trabalho performativo em tempo real.

De uma maneira geral, a formulação de perguntas será a ferramenta de trabalho mais usada no decorrer do processo de discussão, de tal maneira seja possível chegarmos ao final da acção com um inventário global de perguntas que queremos fazer, que queremos que nos façam, e que queremos que os nossos trabalham façam a quem os irá ver. Existe ainda um inventário conceptual constituído por 30 palavras-conceito, que brotam da trilogia "Vou A Tua Casa", e que servirão como ferramentas operacionais ao longo da apresentação:

1. arquivo; 2. autoria; 3. autobiografia; 4. body-specific ; 5. casa/cidade; 6. compromisso; 7. contexto; 8. documentação; 9. espaço privado/público; 10. especialização; 11. espectador/espectador-criador; 12. ficção; 13. intencionalidade; 14. interdisciplinaridade; 15. justiça performativa; 16. life-specific; 17. mais/menos infinito; 18. memória; 19. museu imaginário 20. narrativa; 21. objectualidade; 22. pessoas; 23. preguiça performativa; 24. presente; 25. projecto; 26. (pânico da) realidade; 27. resíduo; 28. site-specific; 29. vida; 30. vontade.

O projecto depois do workshop:

A juntar às três acções já realizadas nas Caldas da Rainha, Torres Vedras e Porto, e após a realização da edição lisboeta, outras edições do workshop "Vou A Tua Casa" acontecerão ao longo do ano de 2007, em várias cidades onde uma ou mais versões da trilogia "Vou A Tua Casa" foram (ou serão) apresentadas. O projecto " A Oportunidade do Espectador" juntará participantes desses workshops, com resultados finais a apresentar em Lisboa em Dezembro de 2007. O objectivo primordial desta "oportunidade" que está a ser dada ao "espectador" é reflectir sobre a condição autoral do criador em relação à obra criada: de que maneira é que este mantém em relação ao projecto apenas e só a condição autoral, para tal desafiando o espectador a "manter" a sua condição de espectador, ainda que sendo ele o "criador". Confuso? "Para observar uma obra de arte, o espectador tem que ser igualmente criativo", diz Marcel Duchamp. E diz tudo. Cada participante definirá, então, e consoante as idiossincrasias do seu projecto pessoal, as linhas orientadoras pelas quais quererá reger o seu processo. De igual modo, serão também os participantes a definir a natureza da sua apresentação (se existir), assim como os respectivos formatos de apresentação. O projecto far-se-á acompanhar de um ciclo de conferências alusivo à importância da convocação do olhar do espectador no território das artes performativas contemporâneas, bem como da edição de um livro que irá compilar todo o processo de seis meses de trabalho.
LOCALC.E.M. - Centro em Movimento
MORADARua dos Fanqueiros, nº 150-1º
DISTRITOLisboa
E-MAILvouatuacasa@hotmail.com
WEBSITEhttp://www.vouatuacasa.blogspot.com
HORARIO18:00
CUSTO65€
DIVULGADORRogério Nuno Costa
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
14º CURSO GERAL DE...
Cinema e Workshop
// 08 de Outubro de 2018
// Cine-Reactor 24i
// Lisboa
// Não gratuito
14º CURSO GERAL DE...
Cinema e Workshop
// 08 de Outubro de 2018
// Cine-Reactor 24i
// Lisboa
// Não gratuito
Bibliofeira