RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
CURSO TRABALHO CORPORAL INTEGRADO
Dança e Workshop
Última ocorrência:
// 13 de Outubro de 2007
// Passos no Ar - Escola de Danças
// Porto
// Não gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Outubro de 2007
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // CURSO TRABALHO CORPORAL INTEGRADO
DESCRIÇÃO
Esta é uma actividade que trabalha de forma integrada: integra várias técnicas (relaxamento, massagem, movimento), integra vários processos corporais (postura, respiração, deslocação no espaço, noção do corpo) e integra sobretudo as várias pessoas que participam na actividade. O grupo como potencial. O corpo como ferramenta.

Integração e contextualização da actividade:
Esta actividade é dinamizada pelo Projecto Jogos de Corpo e Voz** e está integrada nas correntes da Psicologia que integram o trabalho corporal como possibilitador de bem-estar: Gestalt e Bionergia, em particular.

O pressuposto deste curso é o de que, através da exploração dos movimentos, do trabalho em grupo, do contacto físico entre as pessoas e das técnicas de massagem, se poderá alcançar um maior bem-estar global, quer a nível físiso, obtendo estados mais relaxados, quer a nível de melhoria da disposição e do humor.

Descrição da actividade:
A actividade é desenvolvida sempre através do trabalho grupal. As sessões iniciam-se com actividades mais energéticas, com exercícios de movimento muito leves, em que se move o corpo de forma global, utilizando formas do dia-a-dia, sem grandes implicações de esforço.

Segue-se uma parte de trabalho corporal específico, de forma a estimular diferentes sentidos e diferentes partes do corpo, bem como a respiração. Este tipo de trabalho utiliza materiais variados para que todos os tipos de expressão possam ser utilizados nesse processo: desde o papel até recortes, musica, bolas, e muitos outros materiais facilmente manipuláveis.

A parte final da sessão é composta por um tempo para relaxamento através de massagens e outras técnicas mais tranquilas, que permitem integrar o trablho realizado ao longo da sessão.

Todo o trabalho é feito utilizando acima de tudo o recurso ao corpo e aos outros participantes. Há uma grande importância no toque e no movimento, que de forma muito simples e sem exigências corporais, permitem um maior bem-estar.

Procura-se que o grupo de trabalho seja um espaço de encontro em que a boa disposição tenha lugar e o recurso à música potencie maior energia entre os participantes. A ideia global deste trabalho é potenciar o bem-estar através de um trabalho global não exigente fisicamente.

Acrescenta-se ainda o facto de esta actividade ter o potencial formativo, ou seja, as técnicas experimentadas durante o curso podem ser usadas com outras pessoas, pelos participantes. Assim, o participante pode aplicar, por exemplo, as técnicas de relaxamento que vivenciou em sua casa ou no seu local de trabalho, no caso de população que trabalhe em âmbitos como o ensino, os cuidados a crianças ou a séniores, a fisioterapia, etc.

Pré-requisitos: Não se exigem quaisquer tipo de pré-requisitos para esta actividade, nem a nível de preparação física, nem de limitação de faixa etária.


Coordenadora da actividade:
Edite Amorim (1980/12/08)

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, em 2004.
Experiência de trabalho na área da Psicologia Clínica em vários gabinetes privados da Póvoa de Varzim e Matosinhos.
Autora e co-coordenadora do **Projecto Jogos de Corpo e Voz desde 2004, projecto integrador da Psicologia e da Expressão em que através da dinâmica de grupo se potencia o desenvolvimento. Neste projecto integram-se actividades para crianças e formação a nível de Corpo e Voz e a nível de Dinâmicas de grupo, realizadas em várias cidades do país.
Actualmente a realizar o Master em Análise e Condução de Grupos na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona e a frequentar o Curso de Trabalho Corporal Integrativo na Associação para a Comunicação e Expressão na mesma cidade.
Experiência no trabalho com vários tipos de grupo e em vários contextos, desde o artístico ao hospitalar, quer em Portugal quer em Espanha.
LOCALPassos no Ar - Escola de Danças
MORADARua Augusto Nogueira da Silva, 345, 1º Andar
DISTRITOPorto
E-MAILpassosnoar@gmail.com
WEBSITEhttp://passosnoar.net
HORARIO15:00
CUSTO40 Euros
DIVULGADORPassos no Ar - Escola de Danças
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
13º CURSO GERAL DE...
Cinema e Workshop
// 13 de Dezembro de 2017
// Rua Latino Coelho, 8...
// Lisboa
// Não gratuito
Bibliofeira