RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
PEDRO JÓIA - À ESPERA DE ARMANDINHO
Música
Última ocorrência:
// 28 de Novembro de 2007
// Teatro da Trindade
// Lisboa
// Não gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Novembro de 2007
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // PEDRO JÓIA - À ESPERA DE ARMANDINHO
DESCRIÇÃO“À espera de Armandinho” é o título do novo trabalho do solista. E como o Prof. Rui Vieira Nery afirma no booklet do artista – “... Pedro Jóia enfrentava no presente projecto um desafio de extrema dificuldade, ao decidir transpor para o seu instrumento, a viola de Flamenco, a música eminentemente guitarrística de Armandinho. Era indispensável deixar bem claro para o ouvinte, logo desde o início, que se tratava, com efeito, de um instrumento distinto, a utilizar todos os seus recursos próprios, mas a clareza de articulação, a delicadeza do desenho melódico, a poderosa energia rítmica, o uso característico do rubato – todos eles tão típicos do estilo de execução de Armandinho – teriam de ser preservados a todo o custo, se se pretendia respeitar e pôr em evidência o encanto essencial desta música. Pedro Jóia, contudo, já se tinha debatido com um desafio semelhante ao abordar a música de outro grande virtuoso e compositor da guitarra portuguesa, Carlos Paredes, e tinha conseguido ultrapassar todos esses obstáculos com enorme sucesso. Agora volta a consegui-lo: as melodias de Armando Freire chegam-nos com um lirismo, uma beleza de timbre e uma fluência no fraseado musical que são profundamente comoventes – e isto muito em particular pelo respeito apaixonado pela letra e pelo espírito dos originais que se pressente na abordagem do jovem músico, bem como pela simplicidade e transparência extremas destas novas versões estritamente solísticas, em que um único executante assegura tanto a melodia como o acompanhamento, e tanto a cantilena principal como as ligações ornamentais características entre as frases melódicas.
Passado e presente, tradição e inovação, com um olhar como o de Janus capaz de olhar para trás e para diante, a par com um espantoso investimento emocional, combinam-se assim neste projecto para produzir um álbum muito belo, cheio de encanto, intimismo e generosidade.


Ficha Técnica
VOZ e VIOLA Pedro Jóia
PERCUSSÃO Vicky
PRODUÇÃO HM Música
LOCALTeatro da Trindade
MORADARua Nova da Trindade, 9

DISTRITOLisboa
E-MAILteatro.trindade@inatel.pt
WEBSITEhttp://teatrotrindade.inatel.pt
HORARIO21:30
CUSTO12€ a 20€
DIVULGADORTeatro da Trindade
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
ESQUELETOS COLATERA...
Exposição
// 18 de Outubro de 2017
// Galeria Bangbang
// Lisboa
// Gratuito
PREVENçãO E GESTÃ...
Workshop
// 26 de Outubro de 2017
// RG Mindset
// Lisboa
// Não gratuito
11º PRÊMIO ARTE L...
Exposição e Outra
// 18 de Outubro de 2017
// Veneza arsenal
// Lisboa
// Não gratuito
Bibliofeira