|
|
| | |
| | Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais. | | |
| | |
|
|
|
|
| Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa): | |
|
|
Janeiro de 2008 |
01 |
02 |
03 |
04 |
05 |
06 |
07 |
08 |
09 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
| |
|
// “BMC-NYC” ORCHESTRUTOPICA |
|
|
|
| DESCRIÇÃO | | | Obras de: Christian Wolff, Earle Brown, John Cage, Morton Feldman e Stefan Wolpe
BMC-NYC” é uma produção conjunta da ORCHESTRUTOPICA, da Fundação de Serralves (Porto) e do CCB (Lisboa).
O Black Mountain College (BMC), enquanto instituição experimental de edução e práticas artísticas potenciou encontros históricos, como foi o de Rauschenberg com Cage e Merce Cunningham. O programa do concerto interpretado pela ORCHESTRUTOPICA, “BMC-NYC”, resulta da reflexão de Augusto M. Seabra sobre o contexto artístico constituído neste eixo. Rauschenberg afirma e reconhece o apoio fundamental descoberto na comunidade de músicos e coreógrafos. Enquanto o Expressionismo Abstracto procurava a sua auto afirmação, Rauschenberg, novo na cidade, pleno de excitação, "procurava encontrar formas em que a imagem, os materiais e os significados da pintura fossem, não uma ilustração da sua vontade, mas uma documentação imparcial das suas observações", das muitas perplexidades que o assaltavam, e que encontravam paralelismos mais estreitos nas reflexões filosóficas e criações de Cage e Feldman.
De facto, estes dois compositores destacam-se como os principais representantes desta geração que em Nova Iorque desafiava os paradigmas da composição e notação musical das escolas Europeias na sua busca pelo controle de todos os aspectos da composição e interpretação musical através da aproximação serial e da electrónica. Eles propuseram a redefinição da composição musical em oposição a um objecto fechado e estático, usando como estratégias a integração do acaso e do indeterminismo ou a utilização de partituras gráficas (possivelmente sob influência do movimento Letrista de Paris, com quem Rauschenberg havia contactado), entre várias outras inovações de carácter radical.
Esta actividade pertence ao ciclo CICLO PARALELO À EXPOSIÇÃO “ROBERT RAUSCHENBERG: Em viagem 70–76”.
Fundação de Serralves | | |
|
| LOCAL | | | MAC - Museu de Arte Contemporânea de Serralves | | |
|
| MORADA | | | Rua D. João de Castro, 210 | | |
|
| DISTRITO | | | Porto | | |
|
| E-MAIL | | | serralves@serralves.pt | | |
|
| WEBSITE | | | http://www.serralves.com/actividades/detalhes.php?id=1267&actividade_pai... | | |
|
| HORARIO | | | 21:30 | | |
|
| CUSTO | | | Custo desconhecido | | |
|
| DIVULGADOR | | | LeinadF | | |
| |
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS << |
|
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >> |
|
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR << |
|
// PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS |
|
|
|
|
WORKSHOP MANIPULA TU Workshop // 18 de Janeiro de 2021 // Museu das Marionetas... // Porto // Não gratuito
|
|
|
|
 |
|
|