RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
JOANA AMENDOEIRA
Música
Última ocorrência:
// 19 de Abril de 2008
// EuroParque
// Aveiro
// Não gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Abril de 2008
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // JOANA AMENDOEIRA
DESCRIÇÃO
JOANA AMENDOEIRA
Joana Amendoeira é considerada uma das mais importantes fadistas da “Nova Geração”.
No seu cantar, o fado ganha novo fulgor, nova atitude, sem se desviar da tradição.

Biografia

Joana Amendoeira

“À Flor da pele”

Nascida em Santarém a 30 de Setembro de 1982, participa, em 1995, na Grande Noite do Fado, no Porto, onde ganha o primeiro prémio de interpretação feminina.

A partir desse ano inicia uma actividade regular com espectáculos em auditórios e teatros por todo o país. Em 1998 desloca-se pela primeira vez ao estrangeiro, onde actua no âmbito do evento "Dias de Portugal", organizado pelo ICEP na cidade de Budapeste (Hungria). Ainda no mesmo ano, grava o seu primeiro álbum, intitulado "Olhos Garotos", o que a torna uma das mais jovens intérpretes de fado com discos gravados.

Em 2000 edita o segundo álbum, "Aquela Rua", que recebe as melhores referências da crítica especializada. Inicia uma colaboração regular com o "Clube de Fado", uma das mais prestigiadas casas de Fado de Lisboa, onde faz parte do elenco.

Enquanto isso, é convidada para as mais prestigiadas colecções discográficas nacionais, como “Novas Vozes, Novos Fados” da EMI/VC, “Nova Biografia do Fado” da EMI/VC, no disco de homenagem a Moniz Pereira (Universal), e participa ainda na banda sonora da série televisiva “Jóia de África”.

Em 2003, lança o seu terceiro álbum, “Joana Amendoeira”, trabalho que teve reconhecimento imediato por toda a comunidade fadista, crítica especializada e pelo público.

A tournée deste álbum leva-a a vários países como a Holanda, Espanha, França, Áustria. E permite-lhe ser escolhida, entre muitos candidatos, para apresentar o seu espectáculo em diversas feiras profissionais de World Music, como o Mercat de Musica Viva 2003 de Vic (Espanha) e a Strictly Mundial 2005 (Canadá).

Ainda no ano de 2003, participa no Disco de Homenagem a Carlos do Carmo, “O Novo Homem na Cidade”, ao lado de alguns dos mais importantes intérpretes da actualidade: Ivan Lins, Camané, Sara Tavares, Mariza, Martinho da Vila, Tito Paris, entre outros.

Recebe o Prémio Revelação 2004 da Casa da Imprensa reafirmado no álbum “Ao vivo em Lisboa”, lançado em Julho 2005, o seu primeiro disco ao vivo, gravação do primeiro espectáculo a solo numa das mais prestigiadas salas de Lisboa, o Teatro Municipal São Luiz, em Novembro de 2004.

  “À Flor da Pele”

Depois de um disco ao vivo, chegava agora o momento de fazer um novo disco de estúdio e com temas originais, um percurso que viria a marcar a carreira da artista, fazendo assim, intercalados, um disco de originais em estúdio e um disco ao vivo, fazendo crescer simultaneamente o seu percurso e a sua carreira.

Seguiram-se as tournées pela Europa, do Concertgebouw em Amesterdão à Royal Opera House em Londres; do Teatrum Millenaris Park em Budapeste ao Papp László Sportárena, como convidada no Concerto de Comemoração dos 40 anos de carreira do cantor húngaro Zorán; do regresso a Londres para actuar no Queen Elisabeth Hall à Arena de Portimão, onde protagonizou um concerto memorável com a Orquestra do Algarve.

Dirigido musicalmente por Custódio Castelo e gravado nos estúdios “Pé-de-vento” por Fernando Nunes, “À Flor da Pele” retrata um envolvimento intenso e cheio de verdade.
A ideia foi criar um grupo de fados e não apenas uma Fadista com os seus músicos acompanhantes. Pedro Amendoeira na Guitarra Portuguesa, Pedro Pinhal na Viola de Fado e Paulo Paz no Contrabaixo e Baixo Acústico, instrumentistas e compositores de alguns dos temas do disco, revelam aqui que, para criar um projecto forte e característico, é preciso viver cada momento como se fosse o último.

No disco e no espectáculo, todos imprimem um cunho muito particular, revelando os sentimentos que se encontram na realidade ‘À Flor da Pele’.

LOCALEuroParque
MORADAEspargo
DISTRITOAveiro
E-MAILactividadeculturaleuroparque@aeportugal.com
WEBSITEhttp://www.europarque.pt
HORARIO21:30
CUSTO15€
DIVULGADORSandra Sarabando
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira