RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
BARBEZ - “FORCE OF LIGHT”
Música
Última ocorrência:
// 23 de Abril de 2008
// MAC - Museu de Arte Contemporânea de Serralves
// Porto
// Custo desconhecido
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Abril de 2008
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // BARBEZ - “FORCE OF LIGHT”
DESCRIÇÃOAuditório de Serralves

BARBEZ - “FORCE OF LIGHT”
Dan Kaufman: guitarra, lap steel
Pamelia Kurstin: theremin
Peter Hess: clarinetes, percussão
Andrew Jones: baixo, sampler
John Bollinger: bateria

Convidado especial: Gustavo Costa: percussão


O magnífico cabaret do velho mundo colide com Schnittke e os The Residents, neste original grupo de músicos da downtown nova-iorquina. Para esta performance em Serralves, o colectivo vai apresentar, na sua totalidade, o seu mais recente trabalho – Force of Light. Este álbum, lançado no passado ano pela Tzadik, editora discográfica de John Zorn, é uma homenagem ao grande poeta do Holocausto, Paul Celan, agregando fragmentos da sua poesia com o assombramento característico do pós-cabaret desta banda.

O projecto surgiu do convite de John Zorn, que após ter assistido a um concerto dos Barbez, pediu a Kaufman que realizasse um trabalho a incluir nas Jewish series da sua editora discográfica. Marcado pela primeira leitura da obra de Paul Celan, que havia feito uma década antes, Kaufman propõe realizar uma série músicas sobre o autor, a que Zorn acede entusiasticamente, pois também ele é um admirador da obra de Celan.

Reconhecido como um dos grandes poetas do século XX, Paul Celan nasceu em 1920 no seio de uma família Judia, em Czernowitz, uma cidade marcada pela diversidade étnica, situada perto da fronteira entre a Roménia e a Ucrânia. No verão de 1942, os Nazis e os seus aliados Romenos entraram em Czernowitz. Os pais de Paul Celan foram deportados para um campo de concentração na Ucrânia. Apesar de Paul Celan ter escapado aquando a captura dos seus pais, foi mais tarde enviado para um campo de trabalhos forçados situado no sul da Roménia, passando cerca de dois anos em diversos campos ao longo do país.    

Kaufman passou alguns anos a investigar o trabalho de Celan, cuja poesia incide essencialmente sobre os temas da solidão e do Holocausto. O álbum foi misturado por Martin Bisi (Sonic Youth, Herbie Hancock, Dresden Dolls).


“A linguagem permanceu, não perdida, sim, apesar de tudo. Mas teve que atravessar a sua própria falta de respostas, o seu assustador abafamento, as mil escuridões do discurso portador de morte. Atravessou e não devolveu palavras para o que aconteceu; e no entanto atravessou este acontecimento. Atravessou e pode aparecer á luz, de novo.” – Paul Celan  

http://www.barbez.com/


“Force of Light encontra-se entre os melhores de 2007; é sofisticado, sendo ao mesmo tempo acessível a qualquer pessoa, arrebatador na sua articulação, e provocador nas suas afirmações, porque dialoga de forma delicada o suficiente para que a autoridade moral quer do texto falado quer do texto musical sejam não só ouvidos e consentidos, mas também agarrados pelo seu contexto na história e no presente momento futuro”.  Allmusic.com  (5 estrelas)    

“A música dos Barbez invoca um local imaginário cheio de ruas estreitas e tortuosas, pavimentadas com paralelo antigo e encharcado. O ensemble de Brooklyn inspira-se na Europa de Leste, e o seu rock expansivo busca influências em compositores como Brecht, Schnittke, e Satie. Mas, os Barbez estão firmemente enraizados no presente. Empregam elementos electrónicos tais como o theremin (tocado pela virtuosa Pamelia Kurstin), e as suas composições originais, na sua maioria escritas por Dan Kaufman, guitarrista e líder da banda, conseguem capturar a angústia, a alegria, e a estranheza da vida no século XXI”. The New Yorker Magazine

Fundação de Serralves
LOCALMAC - Museu de Arte Contemporânea de Serralves
MORADARua D. João de Castro, 210
DISTRITOPorto
E-MAILserralves@serralves.pt
WEBSITEhttp://www.serralves.pt/actividades/detalhes.php?id=1350
HORARIO22:00
CUSTOCusto desconhecido
DIVULGADORLeinadF
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
FAMILIAS ARGILOSAS
Workshop
// 08 de Outubro de 2017
// Museu do Vinho do pOrto
// Porto
// Não gratuito
Bibliofeira