RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
ENSAIO HAMLET
Teatro
Última ocorrência:
// 30 de Janeiro de 2005
// Teatro-Cine de Pombal
// Leiria
// Não gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Janeiro de 2005
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // ENSAIO HAMLET
DESCRIÇÃOO convite que me foi feito pelo Teatro Amador de Pombal (TAP) continha mais do que uma mera proposta de encomenda para a criação de um espectáculo. Vivendo eu nesta profissão e sendo portador de uma experiência especifica na minha actividade, o investimento no grupo passaria verticalmente pela vertente da formação. Na verdade, esta deveria ser a principal premissa não apenas de todas as companhias de teatro amadoras ou profissionais mas do próprio amor: troca, a partilha de experiências e saberes, a dádiva o encontro.
Assim para além da transmissão de conhecimentos na área da Técnica da Máscara, uma formação que quis presente em todos os ensaios, fiz questão de apenas assumir uma direcção artística ou, se preferirmos, uma coordenação de todas as práticas e tarefas que estão por detrás de um espectáculo de teatro.
É. Então, com orgulho que digo que foi este grupo que criou, na íntegra, com entrega mais que saudável, todo trabalho. Desde a analise do texto, à construção das improvisações e das personagens, desde as máscaras e adereços aos figurinos, desde a banda sonora ao desenho de luz, passando inevitavelmente pela configuração e estrutura do próprio espectáculo em si. Todo o trabalho consistiu em aceitar/ rejeitar, desenvolver, re-desenhar ou apurar as sugestões que me eram dadas, aproveitando o ângulo “do lugar do saber”, ou seja, da perspectiva geográfica que melhor pode observar a criação no seu todo: o lugar do público!

Noutra perspectiva, o cariz do ensaio.Hamlet também não perdeu de vista um vertente de formação e desenvolvimento da actividade do actor. Por um lado, trabalhámos em cima do “difícil”, ou seja, levantar um dos textos mais representados de todos os tempos, mais conhecido e crivado de versões e interpretações, seja nas artes ditas do espectáculo, seja ainda na escultura, pintura, literatura. Repetir uma história deverá ser sempre um exercício de originalidade e, não a querendo gratuita, tal não costuma acontecer de um dia para o outro. Por outro lado, trabalhámos em cima da “novo”, retirando do objecto de trabalho aquilo que ele tem de melhor: o texto. Como fazer a partir desta premissa? Como transpor os novos obstáculos? Como contar visualmente uma história que outrora se contava pelos caracteres inscritos no papel?

Todos estes motivos bastam para falarmos numa experiência muito gratificante. Queremos agora que ela passe para o público, como o mesmo gosto e prazer com que foi feito. Basta isto (e quem sabe apenas só isto) para o teatro continuar ligado à vida quanto a existência daqueles que o fazem e daqueles que o percepcionam no público.

Nuno Pino Custódio
LOCALTeatro-Cine de Pombal
MORADAPraça Manuel Henriques Júnior edificio Teatro-Cine
DISTRITOLeiria
HORARIO16:00
CUSTO2 Euros Bilhete Adulto
1 Euro Bilhete Criança
DIVULGADORTeatro Amador Pombal
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira