RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
...O CAMINHO DAS LETRAS.
Exposição
Última ocorrência:
// 31 de Janeiro de 2005
// Vários locais no Porto
// Porto
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Janeiro de 2005
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // ...O CAMINHO DAS LETRAS.
DESCRIÇÃO. . . O c a m i n h o d a s l e t r a s .

Integrado no Projecto promovido pela Associação de Municípios do Vale do Cávado, Porque ler é importante..., com o intuito de proporcionar aos seus destinatários a oportunidade de desenvolverem capacidades e aptidões de linguagem e comunicação, foi uma proposta da Fábrica de Movimentos* aprovada e dinamizada pela Câmara Municipal de Amares.

O nome desta iniciativa reflecte a ideia de percurso desde a oralidade até à escrita num caminho feito das vivências de quem conta as suas histórias, das descobertas de quem as ouve e da aprendizagem de todos.

Num total de cerca de 170 participantes (com idades entre os 6 e os 93 anos) das freguesias de Amares, Lago, Rendufe, Goães e Caldelas, durante alguns meses faremos um trabalho conjunto, direccionado para a criação de um arquivo/memória documental da população local, com cerca de 10 orientadores na sensibilização para as diversas formas de expressão artística, tradicionais e/ou contemporâneas.

Do seu programa fazem parte um Workshop inicial (Março 2004) para os interlocutores nas Instituições envolvidas, e 4 Ciclos com os grupos de utentes dessas Instituições.
Interligados e transversais estes ciclos têm como objectivo principal unir gerações em torno da leitura, aliando a promoção da memória oral dos mais idosos ao aperfeiçoamento da comunicação escrita e/ou artística dos mais jovens. Através de actividades distintas e complementares com os vários grupos etários, serão abordadas áreas como texto (escrita e leitura), arquivo e documentação, imagem (vídeo, fotografia e multimédia), dramaturgia (narrativa e sonora), cenografia e movimento.

Durante o 1º Ciclo (entre Setembro e Dezembro de 2004) com os idosos do Centro Paroquial de Lago, Casa do Povo em Goães, Centro de dia da Misericórdia em Caldelas e um grupo de jovens do Clube DRC de Amares, tiveram-se longas conversas filmadas acerca dos modos de Nascer/ Amar/ Morrer, Comer/ Aquecer-se/ Vestir-se em terras de Amares; sobre “como se fazem as coisas que aqui se fazem” (em Amares, claro está...).
Ao mesmo tempo e porque o cantar aparece naturalmente nas conversas sobre as memórias destas pessoas, foi feito um registo (tratado e gravado em CD) de cantigas (liturgias, de trabalho, de lazer) de outros tempos.

A exposição/instalação (imagem e som) patente na galeria de Informação, Arte e Turismo a partir do próximo dia14 e até 31 de Janeiro de 2005, é uma forma de partilharmos um pouco do trabalho realizado até agora.

* FÀ B R I C A DE M O V I M E N T O S
é uma associação cultural sem fins lucrativos que desenvolve projectos de criação, produção e formação artísticas, nas áreas da dança, teatro, performance, poesia, artes plásticas, vídeo e fotografia.
Sediada no Porto desde 1998, define-se como uma produtora independente, que realiza uma ampla diversidade de propostas em parceria, mas sobretudo, criando projectos e/ou eventos artísticos (consoante a duração mais ou menos limitada), com o objectivo de promover a arte contemporânea, nomeadamente as artes do espectáculo, incentivando as ligações entre as diversas áreas artísticas e o contacto com as diferentes linguagens.
LOCALVários locais no Porto
DISTRITOPorto
E-MAILfabricamovimentos@hotmail.com
CUSTOGratuito
DIVULGADORSara Carvalho
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
MUSEU DAS MARIONETA...
Exposição
// 23 de Agosto de 2017
// Museu das Marionetas...
// Porto
// Não gratuito
FAMILIAS ARGILOSAS
Workshop
// 03 de Setembro de 2017
// Museu do Vinho do pOrto
// Porto
// Não gratuito
Bibliofeira