RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
ISTO NÃO É NORMAL...
Teatro
Última ocorrência:
// 01 de Março de 2009
// TEATRO CASA DA COMEDIA
// Lisboa
// Não gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Fevereiro de 2009
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29
Março de 2009
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // ISTO NÃO É NORMAL...
DESCRIÇÃOSiNOPSE

Sempre que digo uma piada ou faço um truque, existem sempre milhares e milhares de pessoas que bocejam e dormem. Mas as duas que ficam atentas exclamam sempre, em uníssono, "Isto não é normal!" (Obrigado, Pais). Este é um espectáculo sobre a minha falta de normalidade e sobre as dificuldades de ser mágico num mundo tão absurdo como o de hoje… e, possivelmente, como o de amanhã também. O público é convidado a entrar numa viagem pelo ao meu quotidiano, onde memórias e inspirações vagueiam à espera de serem concretizadas em algo novo. Aviso também que as mulheres não serão serradas ao meio, que não existem coelhos nem cartolas e que dispenso qualquer piada que envolva o desaparecimento da sogra de um dos espectadores presentes. É que essas são as coisas normais, e isto não é normal.

Helder Guimarães

- - -
Numa época em que somos dominados pela cultura de massas, devemos privilegiar o contacto directo com pessoas, promovendo actividades culturais de cariz intimista. Como esse propósito, este espectáculo está desenhado para pequenos auditórios e necessita da colaboração do público. Este espectáculo é a tentativa de juntar o lado mais humano do teatro e o lado mais teatral do ilusionismo, criando um objecto artístico novo. Helder Guimarães é, actualmente Campeão Mundial de Magia com Cartas e o único português que alguma vez conseguiu tão elevada distinção. Combinando a sua actividade profissional com a sua formação em Estudos Teatrais, arrisca neste projecto a fusão entre estas duas áreas. O ilusionismo tem, hoje em dia, diversas facetas que são desconhecidas do grande público. Já não existem só os mágicos que se vestem de preto, nem os mágicos de circo com "partenaires" de lantejoulas. Estes estereótipos existem, e existirão sempre, mas não são os mais interessantes nesta área. Depois de ter conquistado o título em 2006, Helder Guimarães tem viajado por todo o mundo, desde Japão, Estados Unidos, Brasil, Finlândia, Coreia do Sul, Argentina, Inglaterra e Espanha, utilizando apenas um baralho de cartas nos seus espectáculos, executando as suas criações próprias e não se limitando ao papel de executante. Esta qualidade artística, que lhe é reconhecida internacionalmente por profissionais da área, deve ser reconhecida no seu próprio país.
E se pensa que por conhecer um ou dois "truques" de cartas, já sabe alguma coisa, peço-lhe que volte a pensar outra vez. Helder Guimarães transporta para os tempos modernos a palavra prestidigitação, onde a técnica é tratada ao pormenor, tentando ser tão perfeita quanto invisível.
A temática deste espectáculo é, essencialmente, a imaginação. Um trabalho encima do mundo interior de Helder Guimarães e como esse se expressa através da magia com cartas. As ligações às diferentes épocas (anos 80, 90 e primeiros anos de séc. XXI) são trabalhadas de forma cronológica, tentando sempre que possível associar aos diferentes acontecimentos que foram acontecendo na sociedade (nem sempre os mais marcantes, mas aqueles que maior influência tiveram no seu percurso artístico). Com esta base, os objectos existentes são apenas a porta para entrar num mundo de ilusão. Tal como Alice entra para o País das Maravilhas, o espectador é convidado a entrar num universo de impossibilidades mentais e visuais, aliadas ao sentido de humor. Esta nova abordagem mágica pode atrair novos públicos às salas de espectáculos e permitir o desenvolvimento da magia enquanto tipologia de espectáculo.

- - -
Ficha Artística

Autoria e interpretação: Helder Guimarães
Cenografia: António Ribeiro / Helder Guimarães
Consultoria de imagem: Marta Anjos
Banda Sonora: Pedro Marques
Coordenação Técnica: Dário Pais
Design Gráfico: Nuno Coelho
Fotografia: Tânia Simões
Produção Executiva: Sandra Simões

- - -
Em cena de 12 de Fevereiro a 1 de Março 2009
Quinta a Sábado às 22h
Domingo às 16h
Teatro Casa da Comédia
Rua São Francisco de Borja 22,  Lisboa
Preço dos bilhetes: 10 €

www.helderguimaraes.com
www.istonaoenormal.com
in.qualquercoisa@gmail.com
Informações e reservas: 91. 917 50 69 / 96. 776 7512
LOCALTEATRO CASA DA COMEDIA
MORADARua São Francisco Borja, 22
DISTRITOLisboa
E-MAILcasadacomedia@mail.telepac.pt
WEBSITEhttp://istonaoenormal.com
HORARIO22:00
CUSTO10€
DIVULGADORFC Produções Teatrais
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
ESQUELETOS COLATERA...
Exposição
// 29 de Setembro de 2017
// Galeria Bangbang
// Lisboa
// Gratuito
13º CURSO GERAL DE...
Cinema e Workshop
// 09 de Outubro de 2017
// Rua Latino Coelho, 8...
// Lisboa
// Não gratuito
FALAR EM PúBLICO E...
Workshop
// 30 de Setembro de 2017
// RG Mindset
// Lisboa
// Não gratuito
Bibliofeira