RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
QUINTAS DE LEITURA - LANÇAMENTO DO LIVRO...
Música e Outra
Última ocorrência:
// 21 de Abril de 2005
// Teatro do Campo Alegre
// Porto
// Não gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Abril de 2005
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // QUINTAS DE LEITURA - LANÇAMENTO DO LIVRO INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS
DESCRIÇÃOGonçalo M. Tavares e Vera Mantero
enchem o TCA de poesia

Gonçalo M. Tavares, uma das mais importantes e originais vozes da moderna literatura portuguesa, é o próximo convidado do ciclo «Quintas de Leitura».

A sessão realiza-se no dia 21 de Abril 2005, pelas 22h00, no Teatro do Campo Alegre, e será marcada pelo lançamento do livro «Investigações Geométricas», 9º livro da colecção da FCD «Cadernos do Campo Alegre» e 15º livro da autoria de Gonçalo M. Tavares.

Sobre «Investigações Geométricas» escreve o autor:

“Investigações geométricas são, em primeiro lugar, isso mesmo: investigações. Tentam perceber algo. Alguém olha mais tempo do que o normal para uma matéria-prima. Investigar é prolongar o olhar. A matéria-prima é a geometria, ou qualquer coisa que se pode desenhar e  tem forma. O mundo abstracto das formas mistura-se aqui com o mundo concreto das sensações individuais, com a vida de um ser vivo. O modo como a alegria pode ser expressa por um quadrado.”

Na sessão, Gonçalo M. Tavares conversará com o jornalista Alberto Serra e na companhia de Paulo Condessa farão leituras percorrendo toda a sua Obra.

O universo poético de Gonçalo M. Tavares será prolongado pela imagem de Joana de Deus.

Também convidados para a sessão, a performer Vera Mantero e os guitarristas Vítor Rua e Nuno Rebelo apresentarão, na 2ª parte, o concerto «So Happy Together», baseado nos poemas zen de Herberto Helder.

A voz de Vera Mantero reconstrói os poemas de Herberto Helder, ora em voz pura (sem processamento), ora com a voz alterada electronicamente. As guitarras portuguesas preparadas de Nuno Rebelo e Vítor Rua surgem neste contexto como desenhando paisagens sonoras diversas que agem como pano de fundo para os poemas.

A imagem vídeo do concerto é da autoria de Nuno Rebelo.

Adivinha-se uma noite cheia de emoções, prenhe de poesia, com entrada livre sujeita a levantamento de bilhete (bilheteira: 22 6063000).

Gonçalo M. Tavares nasceu em Agosto de 1970. Em Dezembro de 2001 publicou a sua primeira obra: «Livro da Dança»; em três anos publicou romances, poesia, teatro, e pequenas ficções.

Vencedor do mais importante prémio para originais em língua portuguesa –Prémio Ler/Millenium-BCP com o romance «Jerusalém» (Círculo de Leitores), recebeu ainda o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso, com a obra «O senhor Valéry» (Editora Caminho) e o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, com «Investigações.Novalis.» (Editora Difel).

Tem sete dos seus livros a serem traduzidos e editados em diferentes países (Brasil, Itália, Índia, Suiça). Está traduzido e representado em antologias de poesia e contos (Holanda, Bélgica, Hungria) e editado em revistas inglesas e americanas.

A colecção «Cadernos do Campo Alegre», da responsabilidade da Fundação Ciência e Desenvolvimento, visa dar voz a autores de qualidade, revelando obras intimamente relacionadas com a actividade regular do TCA.

«Investigações Geométricas», na colecção «Cadernos do Campo Alegre», sucede a obras de Daniel Jonas, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Filipa Leal e valter hugo mãe (poesia), Pedro Eiras e Carlos Tê (contos) e Regina Guimarães (contos para crianças).
LOCALTeatro do Campo Alegre
MORADARua das Estrelas s/n
DISTRITOPorto
E-MAILbilheteira@tca-porto.pt
WEBSITEhttp://www.fcd-porto.pt
HORARIO22:00
CUSTOMediante levantamento de bilhete e com entradas sujeitas ao limite dos lugares da sala.
DIVULGADORPatrícia Campos - Ass de imprensa da FCD
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira