RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
“AND THEN” - ESZTER SALAMON
Teatro e Outra
Última ocorrência:
// 26 de Abril de 2009
// MAC - Museu de Arte Contemporânea de Serralves
// Porto
// Custo desconhecido
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Abril de 2009
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // “AND THEN” - ESZTER SALAMON
DESCRIÇÃOAuditório de Serralves
26 Abr, 22h00
Teatro/Performance
“and then”
ESZTER SALAMON

“Imagine que encontra um álbum de fotografias na rua. Você abre-o e vê imagens de pessoas que não conhece, instantâneos de férias, atitudes e gestos familiares, caras desconhecidas que vos sorriem como se você fosse seu parente ou um amigo íntimo a quem as fotografias são destinadas…não é estranho e quase perturbador de penetrar desta forma na vida dos outros?
Numa cena que se contrai e se dilata, se dobra e se estende em dois e três espaços, em qualquer lugar entre aqui e parte alguma, oito pessoas dizem e cantam a banda sonora da sua vida e da sua época sem nenhuma ligação entre elas. O que as faz reunir e falar, estas pessoas que dialogam no singular mas que não têm nada de particular? O que significa encontrar alguém em que a sua existência não nos diz respeito nem de perto e nem de longe? Como é que a expressão de cada um nos deixa indiferentes mas que, no entanto, nos importa tão profundamente?” Bojana Cvejic

Seguindo a sua formação em Budapeste, Eszter Salamon trabalhou em França com vários coreógrafos entre 1992 e 2000. Em 2001 criou What a Body you have, Honey e, com Xavier Le Roy, a peça Giszelle. Eszter Salamon criou ainda Reproduction em Podewill (Berlim), onde foi artista residente e recebeu, em 2004, o prémio Villa Médicis Hors Les Murs. Em 2005 apresentou Magyar Tancok em Lyon e em 2006, a peça Nvsbl. Em 2007, criou “and then” e Without you I am nothing, um concerto-performance realizado em colaboração com Aranxta Martinez. Em Maio de 2008, no quadro do Kunstenfestival des Arts em Bruxelas, Salamon apresenta o duo Dance#1/Driftworks, em conjunto com Christine De Smedt, e participa igualmente no projecto de investigação coreográfico 6M1L (6 mois 1 lieu), no Centro Coreográfico de Montpellier, em França.


O Ciclo DOCUMENTE-SE! prossegue em 2009, mantendo uma estrutura semelhante à da primeira edição em  2008 mas com um novo mote: Registos na primeira pessoa.

A iniciativa concretiza uma parceria entre o Departamento de Sociologia e o Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (DS-FLUP e IS-FLUP), o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) e o Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves, e revela uma reflexão crítica sobre as sociedades contemporâneas, em estreita articulação com uma heterogeneidade de formas de expressão artística.

Nesta segunda edição, o DOCUMENTE-SE! é enformado por um debate mais focalizado. Trata-se de propor uma reflexão acerca dos Registos na primeira pessoa: documentar o social a partir de registos assumidamente pessoais, e perspectivar o olhar dos sujeitos sobre as suas práticas, vivências e opções de vida. Estes olhares, necessariamente distintos, constituem um contributo precioso para compreender o social pelo enfoque singular. O indivíduo adquire a centralidade no registo, quer como objecto de interesse, quer como criador da representação. O actor social documenta-se pelo documento que recria. Propõe-se promover um conjunto de reflexões artísticas e científicas sobre os usos, as estéticas, as especificidades e as formas dos Registos na primeira pessoa.


Esta actividade pertence ao ciclo CICLO DOCUMENTE-SE! REGISTOS NA PRIMEIRA PESSOA

Fundação de Serralves
LOCALMAC - Museu de Arte Contemporânea de Serralves
MORADARua D. João de Castro, 210
DISTRITOPorto
E-MAILserralves@serralves.pt
WEBSITEhttp://www.serralves.pt/actividades/detalhes.php?id=1573
HORARIO22:00
CUSTOCusto desconhecido
DIVULGADORLeinadF
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
FAMILIAS ARGILOSAS
Workshop
// 08 de Outubro de 2017
// Museu do Vinho do pOrto
// Porto
// Não gratuito
Bibliofeira