RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
ESTHER PIZARRO - GEOGRAFIAS INTERIORES
Exposição
Última ocorrência:
// 09 de Junho de 2005
// Galeria António Prates
// Lisboa
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Maio de 2005
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
Junho de 2005
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // ESTHER PIZARRO - GEOGRAFIAS INTERIORES
DESCRIÇÃOGaleria António Prates

de 13 de Maio a 9 de Junho de 2005

EXPOSIÇÃO

ESTHER PIZARRO

«Geografias Interiores»

Esther Pizarro, (Madrid 1967), escultora, Doutorada em Belas Artes, deu-se a conhecer ao mundo numa mostra colectiva na Sala Municipal Juan de Villanueva, de Aranjuez. Obteve numerosas bolsas e prémios e a sua obra encontra-se representada em grandes colecções mundiais.

Esta escultora já exibiu a sua obra em diferentes exposições individuais, nomeadamente na Galeria Raquel Ponce de Madrid, no Espacio Líquido de Gijón, Manuel Ojeda de las Palmas, Isabel Ignacio de Sevilha, Teresa Cuadrado de Valladolid, Círculo de Belas Artes de Madrid, entre outros. Recentemente galardoada con o prémio Olho Crítico da Rádio Nacional de Espanha na modalidade de Artes Plásticas, Pizarro obteve diferentes prémios y bolsas entre as quais cabe destacar: a bolsa de Criação Artística da Fundação Pollock-Krasner de New York, a bolsa de Artes Plásticas da Academia de Espanha em Roma e a bolsa de Artes Plásticas do Colégio de Espanha em París. Nos últimos anos trabalhou em intervenções e espaços públicos com carácter permanente: Palácio de Exposições e Congressos, Mérida. West Lake Park, Hangzhou, China. Parque Casino de la Reina, Lavapiés, Madrid. San José de Ocoa, República Dominicana.

A exposição que a artista traz a Lisboa vem em seguimento de uma exposição realizada este ano, no Museu Juan Barjola de Gijón, que decorreu de 25 de Fevereiro a meados de Abril. Na Capela deste Museu, a artista apresentou a exposição intitulada «Cuerpos Expandidos», que se centrou numa instalação que foi específicamente criada para o espaço. Na exposição para a Galeria António Prates, alguns dos elementos da exposição do Museu Barjola serão de novo reforçados, tendo Pizarro criado também outras peças específicamente para o espaço da galeria. Será editado um catálogo bilingue da exposição.

Referindo-se à obra mais recente de Pizarro, a crítica de arte Maria João Fernandes considera:


"A obra da artista espanhola Esther Pizarro faz-nos reflectir sobre os rumos da arte na contemporaneidade e sobre uma imagem do homem que ela refaz para os nossos dias e que é inseparável do contexto citadino, espaço onde este mais do que nunca deixa as marcas de uma devastação e de um alheamento da natureza que é também um alheamento da própria natureza.


(...)A muito particular estética de Esther Pizarro equaciona antes de mais uma reflexão sobre o espaço, vedeta, sob a metáfora de um conteúdo e de um continente que a mala representa, de uma deriva do sentido através dos vastos campos de uma semântica e de uma sintaxe a reinventar. Visto que o signo humano nela inscrito, cabalisticamente esquematizado no direito e avesso de um corpo estranho e alheio, apela a uma linguagem e a uma comunicação que se afigura impossível, na ausência aparente de destinatário que não seja o sujeito ele-mesmo.


Sujeito à deriva nos territórios limitados de um itinerário de silêncios e contemplações de paisagens cifradas mediatizadas por um olhar que não ultrapassa as fronteiras de percursos estabelecidos em mapas e memórias de presenças há muito desaparecidas. (...)"


Referindo-se também ao trabalho desta artista, por ocasião da exposição no Museu Barjola de Gijón, Javier Diaz-Guardiola aponta:


"O seu interesse pela cidade torna-se agora estudo da paisagem, uma paisagem que já não nos remete tanto para nomes próprios - uma cidade em particular - como ao ser humano, agora não como indivíduo que cria essa paisagem, mas como sujeito que a sofre ou configura com o seu pertencer ao mesmo (por ser ele intrínsecamente paisagem). O corpo é entendido neste trabalho como topografía imaginada, no entanto o olhar, longe de ser bucólico e conciliador, define-se pela sua agressividade "silenciosa".


A cidade, no seu avanço, come terreno à paisagem, e a sua metáfora mais evidente é a de auto-estradas e vias rápidas que abrem caminho para tornar o espaço habitável, pagando o preço de abrir feridas na Terra com o seu avanço. Estas mesmas "feridas", este sulcos voluntários, metamorfoseiam-se no trabalho de Esther Pizarro em cremalheiras, pois a artista serve-se da sua dupla concepção de instrumento que se abre e se fecha e, portanto, que oferece e esconde; que mostra, mas que evidencia que também oculta."

Galeria António Prates

Rua Alexandre Herculano, 39A

1250-009 Lisboa

Telefone, Fax e E-mail: 21 357 1167; 21 357 1168; gaprates@mail.telepac.pt

Horário: 2ª a 6ª feira das 11h às 20h

Sábados das 15h30 às 20h


Localização da Galeria :situada entre o Marquês de Pombal e o Largo do Rato, perto da Rua Castilho e junto ao Edifício Cimpor.
Parque de estacionamento a 50 metros.

Transportes : Metro - Marquês e Rato.

Carris - 6 e 9 ( na Rua Alexandre Herculano )

20, 27, 38 e 49 ( na Rua Braancamp )

LOCALGaleria António Prates
MORADARua Alexandre Herculano, 39A
DISTRITOLisboa
E-MAILgaprates@mail.telepac.pt
HORARIO11:00
CUSTOGratuito
DIVULGADORGaleria António Prates
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
ESQUELETOS COLATERA...
Exposição
// 25 de Outubro de 2017
// Galeria Bangbang
// Lisboa
// Gratuito
11º PRÊMIO ARTE L...
Exposição e Outra
// 23 de Outubro de 2017
// Veneza arsenal
// Lisboa
// Não gratuito
PREVENçãO E GESTÃ...
Workshop
// 26 de Outubro de 2017
// RG Mindset
// Lisboa
// Não gratuito
Bibliofeira