RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
AKI ONDA
Música
Última ocorrência:
// 27 de Abril de 2009
// MAC - Museu de Arte Contemporânea de Serralves
// Porto
// Custo desconhecido
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Abril de 2009
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // AKI ONDA
DESCRIÇÃOAuditório de Serralves
27 Abr, 22h00
Concerto
AKI ONDA

O instrumento de eleição do músico, compositor e fotógrafo Aki Onda é o walkman (gravador/leitor de cassetes). É com ele que Onda grava os seus diários sonoros que depois manipula física e electronicamente nas suas performances. Onda considera estas gravações diarísticas, realizadas ao longo de mais de duas décadas, não apenas sons mas memórias pessoais, e é destas memórias e da sua acumulação que emergem as colagens sonoras de carácter ritualístico que podemos ouvir no seu projecto Cassette Memories, quer em performances sonoras ao vivo quer nos álbuns Ancient & Modern e Bon Voyage!.

A entrada de Aki Onda no mundo da música deu-se através da fotografia, recolhendo imagens de músicos para várias revistas em Osaka e Quioto. O seu interesse pela música foi sendo apurado e aprofundado até se tornar ele próprio músico, produtor, estudioso e crítico musical. Desde a sua aparição em 1990 com o projecto Audio Sports, ao lado Yamatsuka Eye e Nobukazu Takemura, a sua produção musical tem sido prolífera em projectos a solo e colaborações, de onde se destacam as realizadas com Alan Licht, Michael Snow, Ken Jacobs, Ikue Mori, Shelley Hirsch, Jac Berrocal ou Tujiko Noriko, entre várias outras.


O Ciclo DOCUMENTE-SE! prossegue em 2009, mantendo uma estrutura semelhante à da primeira edição em  2008 mas com um novo mote: Registos na primeira pessoa.

A iniciativa concretiza uma parceria entre o Departamento de Sociologia e o Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (DS-FLUP e IS-FLUP), o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) e o Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves, e revela uma reflexão crítica sobre as sociedades contemporâneas, em estreita articulação com uma heterogeneidade de formas de expressão artística.

Nesta segunda edição, o DOCUMENTE-SE! é enformado por um debate mais focalizado. Trata-se de propor uma reflexão acerca dos Registos na primeira pessoa: documentar o social a partir de registos assumidamente pessoais, e perspectivar o olhar dos sujeitos sobre as suas práticas, vivências e opções de vida. Estes olhares, necessariamente distintos, constituem um contributo precioso para compreender o social pelo enfoque singular. O indivíduo adquire a centralidade no registo, quer como objecto de interesse, quer como criador da representação. O actor social documenta-se pelo documento que recria. Propõe-se promover um conjunto de reflexões artísticas e científicas sobre os usos, as estéticas, as especificidades e as formas dos Registos na primeira pessoa.


Esta actividade pertence ao ciclo CICLO DOCUMENTE-SE! REGISTOS NA PRIMEIRA PESSOA

Fundação de Serralves
LOCALMAC - Museu de Arte Contemporânea de Serralves
MORADARua D. João de Castro, 210
DISTRITOPorto
E-MAILserralves@serralves.pt
WEBSITEhttp://www.serralves.pt/actividades/detalhes.php?id=1573
HORARIO22:00
CUSTOCusto desconhecido
DIVULGADORLeinadF
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira