RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
A ASSINATURA OU A ARTE DE TRANSFORMAR OS...
Palestra e Outra
Última ocorrência:
// 28 de Abril de 2009
// Faculdade de Letras da Universidade do Porto
// Porto
// Custo desconhecido
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Abril de 2009
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // A ASSINATURA OU A ARTE DE TRANSFORMAR OS DOCUMENTOS - BÉATRICE FRAENKEL
DESCRIÇÃOAnfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
28 Abr, 15h00
Conferência
"A assinatura ou a arte de transformar os documentos"
BÉATRICE FRAENKEL

A assinatura ou a arte de transformar os documentos é o título da conferência que Béatrice Fraenkel apresenta no DOCUMENTE-SE! Segundo a antropóloga, a
assinatura define-se como a linha que autografa o seu próprio nome, é um sinal de identidade feito pelo próprio sujeito. Assinar é também um acto de escrita dotado de uma força específica porque, quando assinamos, transformamos os documentos: validamo-los. Deste modo, a assinatura surge como a afirmação do poder individual que cada um pode exercer sobre um documento. No entanto, a história da assinatura ensina-nos que este poder não é simplesmente exercido, ele é também conferido pelos documentos ao assinante. No século XVI, por exemplo, o Estado reforça a importância do sobrenome ao impor aos indivíduos a assinatura dos actos jurídicos com o nome próprio. Propomo-nos debater, a partir da análise da assinatura, as relações de agência (em referência ao conceito de agency) que ligam indivíduo e documentos.

Béatrice Fraenkel é antropóloga e docente na École des Hautes Études en Sciences Sociales do Centre National de Recherche Scientifique (EHESS-CNRS), em Paris, onde lecciona Antropologia da Escrita. É responsável pela equipa “Anthropologie de l’écriture” do IIAC (Institut Interdisciplinaire d’Anthropologie du Contemporain (UMR, EHESS-CNRS). Dirige igualmente (em conjunto com Christian Licoppe, ENST) o programa de investigação “Écologie et politique de l’écriture » apoiado pela Agência Nacional para a Investigação (2006-2009). Nas suas publicações incluem-se: Fraenkel, B. (1992) - La signature genèse d’un signe. Paris: Gallimard; Fraenkel, B., dir. (1993) - Illettrismes. Variations historiques et anthropologiques, Ecritures IV. Paris: Centre Georges Pompidou, Bibliothèque Publique d’Information; Fraenkel, B.; Borzeix, A., dirs. (2001) - Langage et travail. Communication, cognition, action. Paris: CNRS; Fraenkel, B. (2002) - Les écrits de Septembre: New York 2001. Paris: Textuel.


O Ciclo DOCUMENTE-SE! prossegue em 2009, mantendo uma estrutura semelhante à da primeira edição em  2008 mas com um novo mote: Registos na primeira pessoa.

A iniciativa concretiza uma parceria entre o Departamento de Sociologia e o Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (DS-FLUP e IS-FLUP), o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) e o Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves, e revela uma reflexão crítica sobre as sociedades contemporâneas, em estreita articulação com uma heterogeneidade de formas de expressão artística.

Nesta segunda edição, o DOCUMENTE-SE! é enformado por um debate mais focalizado. Trata-se de propor uma reflexão acerca dos Registos na primeira pessoa: documentar o social a partir de registos assumidamente pessoais, e perspectivar o olhar dos sujeitos sobre as suas práticas, vivências e opções de vida. Estes olhares, necessariamente distintos, constituem um contributo precioso para compreender o social pelo enfoque singular. O indivíduo adquire a centralidade no registo, quer como objecto de interesse, quer como criador da representação. O actor social documenta-se pelo documento que recria. Propõe-se promover um conjunto de reflexões artísticas e científicas sobre os usos, as estéticas, as especificidades e as formas dos Registos na primeira pessoa.


Esta actividade pertence ao ciclo CICLO DOCUMENTE-SE! REGISTOS NA PRIMEIRA PESSOA

Fundação de Serralves
LOCALFaculdade de Letras da Universidade do Porto
MORADAVia Panorâmica, s/n
DISTRITOPorto
E-MAILserralves@serralves.pt
WEBSITEhttp://www.serralves.pt/actividades/detalhes.php?id=1573
HORARIO15:00
CUSTOCusto desconhecido
DIVULGADORLeinadF
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
18º CONGRESSO INTE...
Palestra e Workshop
// 23 de Novembro de 2017
// Legião da Boa VOntade
// Porto
// Gratuito
18º CONGRESSO INTE...
Palestra
// 23 de Novembro de 2017
// Legião da Boa Vontade
// Porto
// Gratuito
FAMILIAS ARGILOSAS
Workshop
// 12 de Novembro de 2017
// Museu do Vinho do pOrto
// Porto
// Não gratuito
Bibliofeira