RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
WORKSHOP COM TEATRO O BANDO
Workshop
Última ocorrência:
// 22 de Maio de 2009
// Teatro da Cerca de S. Bernardo
// Coimbra
// Não gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Maio de 2009
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // WORKSHOP COM TEATRO O BANDO
DESCRIÇÃONo âmbito da residência do Teatro o bando em Coimbra, que decorrerá entre 17 e 24 de Maio, A Escola da Noite organiza um workshop para actores, com a duração de dois dias, dirigido por João Brites.
Intitulado “Dilatação do Tempo Presença: oficina sobre a consciência do actor em cena”, o workshop terá lugar nos dias 21 e 22 de Maio (quinta e sexta-feira, das 10h00 às 18h00), no Teatro da Cerca de São Bernardo.
As inscrições são limitadas e sujeitas a selecção.



Workshop
“Dilatação do Tempo Presença:
oficina sobre a consciência do actor em cena”

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
21 e 22 de Maio, 10h00-18h00



        FORMADORES:
        João Brites com apoio de Sara de Castro

        DESTINATÁRIOS:
        actores e actrizes profissionais e alunos finalistas de ensino artístico

        APRESENTAÇÃO:
        João Brites tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, a partir da sua experiência como professor na Escola Superior de Teatro e Cinema, uma reflexão e prática acerca do trabalho do actor que designa de Consciência do Actor em Cena.

        Esta Formação debruçar-se-á sobre a primeira das etapas desse mesmo estudo, a Dilatação do Tempo Presença. Em virtude de o tempo de formação ser curto, tentar-se-á fazer uma sensibilização a algumas noções utilizadas como ferramentas da Consciência do Actor em Cena. De modo a explorar e desenvolver essas capacidades, os exercícios procurarão explorar os diferentes planos de expressão (corporalidade, oralidade e interioridade). Este é um trabalho baseado, numa primeira fase, numa grande economia e contenção, recorrendo a sensações concretas e à vivência do tempo presente.

        Trabalhar-se-á, numa primeira aproximação a este vocabulário cénico, sobre direccionalidade e qualidade do olhar, tendo em conta o ponto de fuga. Desenvolveremos também noções como o foco do espectador e o foco do actor, bem como o comentário cénico.

        Ao longo da Formação experimentar-se-ão diferentes exercícios cénicos onde o acaso e as coincidências desempenham papéis tão importantes como as motivações conscientes. Estes exercícios pretendem também despertar, através da dramaturgia do actor, a consciência da gestão do tempo cénico.

        Tratando-se de uma Formação para actores profissionais, procurar-se-á também, e em paralelo, ir reflectindo sobre os pressupostos artísticos motores do trabalho. Este trabalho técnico estará, portanto, sempre aliado a um trabalho sobre os conteúdos.


        INSCRIÇÕES:
        envio da Ficha de Inscrição (.doc ou .pdf) e de curriculum vitae para A Escola da Noite (Teatro da Cerca de São Bernardo, 3000-097 COIMBRA, geral@aescoladanoite.pt ou fax 239 703 761). Serão consideradas todas as candidaturas entregues até às 19h00 do dia 15 de Maio.

        
        PREÇO: 40,00 Euros (IVA incluído)
LOCALTeatro da Cerca de S. Bernardo
MORADAPátio da Inquisição
DISTRITOCoimbra
E-MAILgeral@aescoadanoite.pta
WEBSITEhttp://aescoladanoite.pt
HORARIO10:00
CUSTO40,00 Euros (IVA incluído)
DIVULGADORIsabel Campante
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira