RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
ISO2768-MH, NUNO PEDROSA
Exposição e Palestra
Última ocorrência:
// 31 de Outubro de 2009
// Espaços do Desenho
// Lisboa
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Outubro de 2009
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // ISO2768-MH, NUNO PEDROSA
DESCRIÇÃOResidência Aberta: o público é convidado a visitar o espaço e acompanhar as fases processuais do trabalho do artista
14 – 17 de Outubro, das 19h às 23h
21 – 22 de Outubro, das 19h às 23h

Evento/Performance
16 de Outubro, das 19h às 23h –realização do projecto ‘Paralelismo’ com colaboração de: Carlos Farinha, Fabrice Ziegler, Maria João Santos, Patrícia Pedrosa, Sofia Castelo e Teresa Carneiro.

Apresentação do Projecto/Inauguração Formal
24 de Outubro, às 19h

Período Expositivo: período durante o qual o projecto concluído, assim como os trabalhos realizados anteriormente à residência, encontrar-se-ão em exibição no Espaços do Desenho
28 – 31 de Outubro, das 18h às 23h

“É costume pensar-se o desenho assistido por computador através dos meios técnicos empregues apenas, mas não será contudo mais correcto pensá-lo no todo que conjuga a vontade e os vários vectores que a procuram concretizar? É certo que nem sempre se realizam na direcção desejada, mas reduzir o todo a uma das partes seria uma atroz incompreensão do acto que lhe é subjacente.

E como se tal não bastasse, o substantivo vem tão-só reforçar a ligeireza com a qual utilizamos esta tecnologia. Sublinhar a componente técnica é perder de vista o essencial que constitui o acto de linguagem em questão. É que, no desenho assistido por computador, a parte que cabe ao dispositivo informático nada mais é do que imperativo por cumprir a mais das vezes.

As primeiras tecnologias de impressão, as impressoras de canetas em particular, conservam ainda esta relação umbilical com o carácter intencional a montante. Não só pela utilização de processos analógicos como pela adopção de vectores ao invés de elementos de imagem. A caneta que se desloca num sistema de coordenadas é gesto em si, já automatizado é certo, mas gesto ainda.

Não é pois muito diferente o princípio que governa a mão equipada de uma regra paralela e aquele que governa a intenção armada de servo-motores. A diferença é que esta última descarta de uma só vez a excrescência biomecânica, capaz de alguma resolução mas inconstante e instável.

De 14 a 31 de Outubro no “Espaços de Desenho” estará patente ao público uma exposição de Nuno Pedrosa intitulada “ISO2768-mH” que põe precisamente em evidência estas e outras questões. Em exibição as séries inéditas “Desenho de Transdutor” e “Desenhos Dimensionais” executadas com o auxílio de uma plotter de canetas.
Haverá ainda lugar para uma intervenção no próprio espaço durante o período de residência e oportunidade para um maior envolvimento com a comunidade. Apelidado de “Parelelismo”, o projecto envolve um exercício de repetição no qual a simples execução de linhas paralelas espaçadas de poucos milímetros se transforma em exercício de resistência.” Nuno Pedrosa


CV
Nuno Pedrosa possui uma Licenciatura em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e um Master of Fine Arts pelo San Francisco Art Institute, com ênfase curricular em Escultura e Novos Géneros. O seu trabalho mais recente caracteriza-se por um programa estético desprovido de reenvios simbólicos ou mesmo conceptuais, sendo que a apropriação de tecnologias e processos de fabricação industrial, a pesquisa das condições de existência do objecto de arte ou a insistência numa intencionalidade quase exclusivamente instrumental assumem um relevo significativo no conjunto dos temas e métodos abordados. Actualmente desenvolve as suas pesquisas no contexto de um Doutoramento em Artes Plásticas na École doctorale d’arts plastiques, esthétique et sciences de l’art, Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Foi recipiente de uma bolsa Fulbright-Fundação Carmona e Costa e de uma bolsa de Mérito do San Francisco Art Institute, sendo que actualmente é bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Entre as exposições mais recentes destacam-se «Where are you from? Contemporary Portuguese Art», Faulconer Gallery, Bucksbaum Center for the Arts, Iowa e «New Polyphonies: Contemporary Art from Portugal», University of Northern Iowa.
LOCALEspaços do Desenho
MORADAFábrica Braço de Prata
Rua da Fábrica do Material de Guerra, 1
DISTRITOLisboa
E-MAILdrawingspaces@googlemail.com
WEBSITEhttp://www.drawingspaces.weebly.com
HORARIO19:00
CUSTOGratuito
DIVULGADORTeresa Carneiro
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
13º CURSO GERAL DE...
Cinema e Workshop
// 09 de Outubro de 2017
// Rua Latino Coelho, 8...
// Lisboa
// Não gratuito
FALAR EM PúBLICO E...
Workshop
// 30 de Setembro de 2017
// RG Mindset
// Lisboa
// Não gratuito
Bibliofeira