RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
1º ANDAR > DINIS MACHADO > DRAMATU...
Teatro
Última ocorrência:
// 27 de Novembro de 2009
// Auditório Teatro das Beiras
// Castelo Branco
// Custo desconhecido
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Novembro de 2009
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // 1º ANDAR > DINIS MACHADO > DRAMATURGIA
DESCRIÇÃOSinopse:
Dramaturgia é o processo de gerir referentes com o objectivo de criar uma expansão artificial da realidade. Entendo assim que a arte não é um reflexo mais ou menos distorcido do real (uma cópia) mas um território artificial, nem por menos real, contíguo e com o mesmo valor de todas as outras realidades a partir das quais se expande e com as quais realiza trocas.
Assim cada artista carrega consigo um território intelectual artístico dinâmico do qual cada “obra” é um corte temporal provisório, uma pausa.
Parto da ideia da constituição do artista enquanto processo de ficcionalização. Ser artista é para mim construir o real, recusar o modelo de vida burguês e formular novas hipóteses. Fazer assim uma dramaturgia do artista, é retirar o tema e constituir a estrutura enquanto forma e conteúdo simultâneos, é pensar o que é à partida um dado adquirido, problematiza-lo e torna-lo significante. Considero que o processo de ficcionalização não depende da fuga ou descolagem do real, mas da sua articulação e consciencialização. Partirei assim para um processo de dramaturgia do “artista” feito a partir de textos ficcionais sobre artistas. Ou seja, textos onde artistas criam outros artistas, assumindo o “artista” como um outro, como um objecto que constroem num gesto auto reflexivo, idealizando-se e construindo-se – artificializando-se.
Por tudo isto quando falo de dissolução entre arte e vida não falo de uma copia muito aproximada do real ou de uma igualdade de importâncias entre real e ficcional. Quero antes concluir que ficção e realidade não são pontos que se opõem numa linha, dado que ficção é a produção de realidade e que todas as realidades são frutos de um processo de construção individual ou colectiva ficcional. Ou seja, ficção é o processo do qual uma realidade é objecto. Assim, o palco (chamemos assim por convenção a qualquer espaço cénico) não serve, para mim, como espaço invisível que deve acolher uma realidade externa, mas antes como um espaço com um funcionamento e história para o qual o artista produz uma realidade específica, habitando-o.
Dinis Machado

Biografia:
Dinis Machado
Nasceu no Porto em 1987 e vive em Lisboa desde 2005. Trabalha como criador desde 2006 nestas duas cidades onde apresentou “Ponto de Fuga” e  “Only You. Um espectáculo só para si. Um artista ao seu dispor”.
Estudou Teatro, Dança, e Artes Plásticas em escolas como Maumaus – Escola de Artes Visuais, Escola Superior de Teatro e Cinema, Balleteatro centro de formação e Academia Contemporânea do Espectáculo.
Trabalhou, entre outros, com Rogério Nuno Costa, Miguel Loureiro, André e. Teodósio, Cátia Leitão, Isabel Barros e João Brites em estruturas como O Cão Solteiro.teatro, Teatro Nacional S. João, Balleteatro Companhia e Teatro O Bando.

Ficha artística:
Um projecto de > Dinis Machado
Consultoria de > José Capela
Figurinos > Mariana Sá Nogueira
Assistência de encenação > Raquel André e António Corceiro Leal
Produção > Catarina dos Santos
Apoio > Fundação Calouste Gulbenkian

classificação etária: maiores 16 anos | duração: aprox. 50 min. | género: teatro
LOCALAuditório Teatro das Beiras
MORADATravessa da Trapa nº 2, apartado 261
DISTRITOCastelo Branco
E-MAILqp@quartaparede.pt
WEBSITEhttp://www.quartaparede.pt
HORARIO21:30
CUSTOCusto desconhecido
DIVULGADORQuarta Parede - Associação de Artes performativas da Covilhã
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira