RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
FOR NOTHING | PEDRO TORRES
Exposição
Última ocorrência:
// 17 de Janeiro de 2010
// Teatro da Trindade
// Lisboa
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Janeiro de 2010
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // FOR NOTHING | PEDRO TORRES
DESCRIÇÃOPedro Torres apresenta, no espaço Round The Corner, a instalação escultura-sonora For Nothing, que tem como ponto de partida a obra Textos para Nada, de Samuel Beckett.

Pedro Torres incita-nos a ouvirmos vozes que mergulham num vazio. Sopros vocais murmuriados. Susurros ditos, segredados, difíceis de reter. Assim como o som. Assim como todas as vozes que ouvimos e não queremos ouvir; as vozes interiores que nos costumam perseguir e trair vezes demais. Existirá uma infinidade de sons inaudíveis que nos escapam: ou porque não lhes damos a devida atenção ou pelo simples facto de que a nossa capacidade auditiva estará formatada entre os 20 hertz e os 20 quilohertz. E é esta formatação, quando desformatada no nosso inconsciente, que nos causa angústia. Passamos a ouvir aquilo que não queremos, aquilo que não pedimos para ouvir, o que sentimos e agora tentamos esquecer. Terá a Memória Voz? Será a música audível nas pausas? Deverá o Trauma ser silenciado?

Textos para Nada, de Samuel Beckett, surge num contexto pós-guerra. Tanto as dilatações como as aproximações históricas costumam ser perigosas. Toda a arquitectura temporal contém no seu estado presente aquilo que foi no passado, naturalmente não na sua forma originária mas na que recebeu ao longo de reintegrações sucessivas em análises formadas posteriormente. Talvez seja por isso que Theodor Adorno tenha defendido não tanto “(...) a preservação do passado mas sim a redenção das esperanças do passado.”

O passado aparece invisível, logo intocável - tal como as vozes que ouvimos. Mas ambos existem, e estarão sempre lá e cá. Independentemente do passado de cada um, ao visitante, a título particular, Pedro Torres pede-lhe que tente escutar o que o inaudível lhe diz porque:

“Sim, há momentos como este momento, como esta noite, em que quase pareço ter sido restituído ao factível. Depois passa, tudo passa, estou outra vez longe, continuo a ter uma história longínqua, espero por mim ao longe para a minha história começar, para a minha história terminar, e mais uma vez esta voz não pode ser a minha. Seria para lá que eu iria, se pudesse ir, seria esse que eu seria, se pudesse ser.” (Samuel Beckett, Textos para Nada)

Cláudia Camacho


Pedro Torres | (Glória de Dourados, Brasil, 1982) trabalha com vídeo, som, instalação e fotografia. Licenciado pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), participou em exposições individuais e colectivas no Brasil, Espanha, França e Alemanha. Esteve cinco meses em residência artística em Berlim (2007/08), depois de ter recebido uma bolsa de artes visuais para produção artística da Fundación Marcelino Botín (Santander, Espanha) na temporada 2006/07. Está representado nas colecções da Fundación Marcelino Botín e MadridAbierto (arte sonora). Vive e trabalha, actualmente, em Barcelona. For Nothing é a sua primeira exposição em Portugal (www.pedrotorres.net).

Curadoria: AntiFrame – Independent Curating Project
                   www.antiframe.org / curator@antiframe.org
LOCALTeatro da Trindade
MORADARua Nova da Trindade, 9

DISTRITOLisboa
E-MAILantiframe@gmail.com
WEBSITEhttp://roundthecornertt.blogspot.com
HORARIO17:00
CUSTOGratuito
DIVULGADORAntiFrame
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
11º PRÊMIO ARTE L...
Exposição e Outra
// 23 de Outubro de 2017
// Veneza arsenal
// Lisboa
// Não gratuito
ESQUELETOS COLATERA...
Exposição
// 25 de Outubro de 2017
// Galeria Bangbang
// Lisboa
// Gratuito
PREVENçãO E GESTÃ...
Workshop
// 26 de Outubro de 2017
// RG Mindset
// Lisboa
// Não gratuito
Bibliofeira