RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
“SILVINO SANTOS – UM REGRESSO”
Cinema
Última ocorrência:
// 11 de Março de 2014
// Sr. Chiado
// Santarém
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Março de 2014
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // “SILVINO SANTOS – UM REGRESSO”
DESCRIÇÃO“Silvino Santos – Um regresso”

Com o apoio do Município da Sertã e da Câmara Municipal de Manaus
Parceria: Associação Palha de Abrantes | Espalhafitas – secção de cinema da associação Palha de Abrantes | ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes

18h00 - O Cineasta da Selva de Aurélio Michiles

SINOPSE: Factos são misturados a uma realidade imaginada, criada e encenada, neste documentário que conta a vida de um garoto (Silvino Santos, 1886-1970) que, nascido em Portugal, apaixona-se pelo Rio Amazonas. Na virada do século, com 13 anos, Silvino cruza o Atlântico em busca daquela Amazónia fantástica imaginada pelos europeus. Em 1913 realiza seu primeiro documentário de longa-metragem. Ele viveria sua aventura contracenando com grandes personalidades, testemunhando acontecimentos marcantes, do fausto à queda do monopólio da borracha. Filmando essa Amazónia do início do século, ele se torna um mito da selva e um dos pioneiros do cinema no Brasil.


21h30 – No país das Amazonas de Silvino Santos


SINOPSE: "... Inicia-se com vários aspectos da cidade de Manaus, vendo-se em pleno funcionamento seu belo porto com dois grandes paquetes de longo curso atracados ao flutuante e outros pequenos de cabotagem, os armazéns da Manaus Harbour em carga e descarga, os principais estabelecimentos comerciais e industriais e outros. Daí, o espectador se transporta aos grandes lagos do Amazonas... pesca do peixe-boi e do pirarucu e o beneficiamento da carne destes habitantes das águas amazónicas... mixira e mantas secas ao sol... extracção da balata do Rio Branco e o preparo do látex. Termina esta parte com a exibição de um grupo de índios e índias peruanas, terrivelmente... decotadas, segundo a legenda do filme. Essa primeira série finaliza mostrando o que são os esplêndidos campos de criação do Rio Branco" (Estado do Pará, Belém, 28.12.1922)
"... Vêem-se os pescadores do pirarucu e do peixe-boi, os trabalhos dos castanhais, os seringueiros, a vida rústica do sertanejo do extremo norte, as nossas riquezas florestais, os rios, as feras fluviais e as aves pulcras e elegantíssimas; o castanheiro colosso com as suas saborosíssimas amêndoas dependuradas e coroado de orquídeas... Depois vamos até Porto Velho no Madeira, até a divisa com a Bolívia, e vemos então a famosa estrada dos trilhos de ouro, a Madeira - Mamoré... Oferece a fita aspectos de Maués... o preparo do guaraná... desde a sua colheita até a modelagem das figuras que tão apreciáveis já se tornaram nos centros civilizados... Vamos subir o Rio Branco, onde a beleza do filme requinta na delicadeza de sua confecção... Depara-se-nos a Pedra Pintada, mole de granito que tem a altura de 150 metros... O espectáculo mais impressionante está para o fim. O regresso da expedição a Manaus, numa frágil embarcação a vapor, por sobre cachoeiras perigosíssimas, constitui a parte épica do filme." (A Imprensa, Manaus, 16.12.1922).


CONVERSA com MÁRCIO SOUZA - Escritor e biógrafo do Silvino - e AURÉLIO MICHILES - realizador do primeiro filme.

LOCALSr. Chiado
MORADAPraça raimundo Soares, Nº 20 - Abrantes

Junto à Câmara Municipal de Abranets
DISTRITOSantarém
TELEFONE241 372 515
E-MAILespalhafitas@gmail.com
WEBSITEhttp://www.palhadeabrantes.org
HORARIO18h00

21h30
CUSTOGratuito
DIVULGADORAssociação de Desenvolvimento Cultural Palha de Abrantes
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira