RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
DESENHAR A PAISAGEM - ORIENTADOR JAVIER ...
Workshop
Última ocorrência:
// 16 de Outubro de 2005
// Convento de São Francisco - Oficinas do Convento
// Évora
// Não gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Outubro de 2005
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // DESENHAR A PAISAGEM - ORIENTADOR JAVIER MADERUELO
DESCRIÇÃOO curso “Desenhar Paisagem” realiza-se no âmbito do Projecto Rio (*) tem a duração cinco dias no total de 30 h / 3 créditos, e terá certificados passado pela FBA/UL.

O curso tem um carácter prático, devendo os participantes realizar um trabalho gráfico, com apoio de meios informáticos. Será apoiado por discussões de carácter teórico-prático, orientadas tanto pelos coordenadores como por oradores convidados. Fundamentalmente, durante o curso pretende-se analisar, interpretar e problematizar a paisagem envolvente da cidade de Montemor-o-Novo, chegando à construção de propostas para o futuro desenho desta paisagem.
A metodologia será baseada em três processos consecutivos: observar (desenhar), discutir (redesenhar) e sintetizar (projectar).
Elegeram-se cinco sítios/lugares, em  diferentes unidades de paisagem,  cujas características se relacionam com os temas centrais: Água; Flora; Agricultura; Património e  Trabalho  temas  a desenvolver nas “Conversas à Volta do Rio II”:
Estes sítios/lugares são diferentes entre si, mas todos estão situados estrategicamente de modo a estabelecerem-se relações visuais privilegiadas  entre a cidade e a paisagem do lugar.
O trabalho será desenvolvido por cinco grupos de cinco elementos cada. Cada grupo trabalhará sobre um dos sítios/lugares, fazendo o levantamento e análise e nesse sítio, de forma a que o trabalho dos vários grupos se possa, numa fase final, integrar para uma visão de conjunto das paisagens de Montemor-o-Novo e do Rio.
Os grupos serão constituídos por participantes com diferentes formações académicas, com o intuito de aproveitar e cruzar  as diferentes formas de olhar.

PARTICIPANTES
Serão admitidos 25 participantes,  de forma a formar 5 grupos
Nos critérios de selecção dos candidatos será dada preferência a licenciados ou com currículo nas áreas  da Criação Artística, da Teoria da Arte, da  Arquitectura, da Arquitectura da Paisagaista,  da Geografia, das Ciências da Natureza e das Humanas, e em Engenharia: ordenamento do território e salvaguarda dos recursos naturais.

CONTEÚDOS
1.Análise abiótica do território: Descrição da Geologia e da Topografia do lugar, distinguindo elementos como: relevo, hidrografia, solos, macroformas e microformas, cores, texturas.
2.Análise biótica: Descrição da vegetação autóctone distinguindo: vegetação de diferentes habitats, a relação da vegetação com outros factores abióticos, ecoplasticidade da vegetacao.
3.Análise antrópica: descrição dos sistemas de uso do solo, dos sistemas de produção pecuária  e dos povoamento rurais .
4. Síntese interpretativa: com expressão de fenómenos perceptivos, visões de conjunto  e abordagens pessoais.
5.Conclusão e apresentação de propostas: Desenvolvimento de ideias para melhoria, transformação e complemento da Paisagem.

CRONOGRAMA DE TRABALHO
O horário da manhã será dedicado, nos quatro primeiros dias, ao trabalho de campo (observar, desenhar, fotografar), nos dois ou três últimos dias a elaborar desenhos e imagens em atelier.
Nos primeiros dias, o período da tarde será preenchido pela troca de informação, discussão em conjunto do observado e orientação do trabalho. Nos últimos dias completar-se-ão os trabalhos e serão expostos aos restantes grupos.
Nos três primeiros dias, ao fim da tarde realizar-se-ão conferências e discussões sobre temas específicos relevantes para a análise e proposta, tais como a geologia, vegetação e os sistemas de uso do solo da região.
No final realizar-se-á uma selecção dos documentos que melhor representam o trabalho desenvolvido por cada grupo e com eles realizar-se-á uma exposição, a apresentar na conferencia “Conversas à volta do Rio II “a realizar no dias 29 e 30 de Outubro de 2005.
LOCALConvento de São Francisco - Oficinas do Convento
MORADACarreira de São Francisco, Convento de S.Francisco
DISTRITOÉvora
E-MAILconversasrio@hotmail.com
WEBSITEhttp://www.oficinasdoconvento.com
HORARIO09:00
CUSTO150 €
DIVULGADOROficinas do Convento - Associação de arte e comunicação
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira