RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
RED TRIO + JOHN BUTCHER
Música
Última ocorrência:
// 09 de Abril de 2010
// MAC - Museu de Arte Contemporânea de Serralves
// Porto
// Custo desconhecido
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Abril de 2010
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // RED TRIO + JOHN BUTCHER
DESCRIÇÃORED TRIO + JOHN BUTCHER
09 ABR 2010, 22h00
Auditório de Serralves

No seu segundo aniversário de existência e no lançamento do seu primeiro álbum de nome homónimo, o RED Trio apresenta-se desta vez em formação expandida. O trio fez um convite a um dos músicos favoritos dos seus elementos, John Butcher.
O RED Trio foi formado em 2007 e é constituído por Rodrigo Pinheiro no piano, Hernâni Faustino no contrabaixo e Gabriel Ferrandini na bateria, todos eles destacados elementos da nova geração de músicos da cena portuguesa de improvisação livre. Partindo do trio de piano do Jazz, uma das formações mais exploradas na história do Jazz, o RED Trio afasta-se deste paradigma colocando no mesmo plano de importância sonora todos os instrumentos que o constituem, todos eles tendo uma participação forte no som do grupo. É das intersecções, confluência, perturbações e utilização de técnicas extensivas que surge o discurso único do grupo: uma gama dinâmica que parte do quase silêncio até descargas de energia sónica plenas de violência. Com numerosas actuações desde a sua criação (Hot-Club, Moagem, Teatro Viriato, Teatro Académico Gil Vicente, Zoom Cineclube, ...) vê, agora, a regularidade e qualidade das seus concertos premiada com a edição das sessões de gravação feitas em 2008 durante uma residência de três dias feita na Moagem (Fundão), editada pela etiqueta Clean Feed.
Butcher é um dos mais conceituados músicos da actualidade a mover-se na área da nova música improvisada. Natural de Brighton, Inglaterra, iniciou a sua actividade musical na década de 70 do século passado. Butcher possui uma linguagem muito pessoal e original que o distingue de todos os instrumentistas de sopro. Tendo começado como pianista e no Jazz mainstream (tendo inclusive ganho um prémio da BBC), mudou mais tarde para idiomas mais livres e passou a adoptar o saxofone (tenor e soprano) como instrumento de eleição. É um explorador obsessivo e meticuloso das sonoridades do saxofone, fazendo uso de técnicas extensivas como a produção de multifónicos, de que é especialista. Faz também a manipulação em tempo real do som produzido pelo saxofone através da electrónica. Extremamente activo na última década, além de cultivar a improvisação a solo, tem colaborado com nomes importantes da música improvisada como Otomo Yoshihida, Derek Bailey, Gerry Hemingway, Eddie Prévost, John Edwards, Phil Minton, Sten Sandell, Paal Nilssen-Love, entre muitos outros.

Rodrigo Pinheiro (piano)
Hernâni Faustino (contrabaixo)
Gabriel Ferrandinni (bateria)
+
John Butcher (saxofones tenor e soprano)

http://www.myspace.com/redtriospot
http://www.johnbutcher.org.uk/
http://www.myspace.com/johnbutchersax

APOIO
JACC - Jazz ao Centro Clube


Fundação de Serralves
LOCALMAC - Museu de Arte Contemporânea de Serralves
MORADARua D. João de Castro, 210
DISTRITOPorto
E-MAILserralves@serralves.pt
WEBSITEhttp://www.serralves.pt/actividades/detalhes.php?id=1779
HORARIO22:00
CUSTOCusto desconhecido
DIVULGADORLeinadF
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira