RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
COLECTIVO CILLERO - GRUPO INTERNACIONAL ...
Exposição
Última ocorrência:
// 30 de Junho de 2010
// GALERIA MUNICIPAL DE SINTRA - Vila
// Lisboa
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Junho de 2010
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // COLECTIVO CILLERO - GRUPO INTERNACIONAL DE ARTISTAS
DESCRIÇÃO
Por convite do Município de Sintra, o Grupo Internacional de Artistas Colectivo Cillero apresenta uma exposição multidisciplinar intitulada "A que chamamos Paz", na Galeria Municipal - Edifício do Turismo.
Uma exposição que pretende inter-relacionar diversas disciplinas artísticas representadas por criadores de nacionalidades distintas à volta do conceito da arte e no âmbito da Paz. Representa plasticamente um conceito pelo qual se concretiza uma realidade comum, próxima de todos e cada um dos artistas, com a convicção de que as suas acções criadoras proporcionam uma reflexão sobre o tema que se manifesta nas suas obras.

O Colectivo Cillero, conta com 12 anos de actividade artística. É formado actualmente por artistas de Espanha, Holanda, Itália, Alemanha, Portugal, Croácia e França. Os seus membros, além de cidadãos residentes na Europa, identificam-se plenamente com o que este continente representou e representa no terreno da cultura e da arte para todo o mundo. Realizaram recentemente exposições em Madrid, Toledo, Albacete e Hellin, Espanha, em Baignes, França, na Covilhã, Portugal, em Bad Neustadt, Alemanha, e manifestam-se agora em Sintra e terminarão o ano, de novo, em Madrid. Todos eles participam neste projecto com as suas últimas criações artísticas.
No âmbito do Ano Internacional da Cultura da Paz, criou-se o Manifesto 2000 para uma cultura de paz e não-violência, promovido pela UNESCO e estabeleceram-se os Prémios Nobel da Paz, para que o indivíduo assuma a responsabilidade de converter em realidade os valores, as atitudes, os comportamentos que fomentam a cultura de paz convidando à intervenção no âmbito da família, da localidade, da cidade, da região e do país, praticando e fomentando a não-violência, a tolerância, o diálogo, a reconciliação, a justiça e a solidariedade dia a dia.

O Colectivo Cillero, como grupo formado por artistas residentes na União Europeia, considera que a Europa é, sobretudo, uma comunidade de valores, e os valores primordiais europeus baseiam-se na prática da tolerância, da participação e da solidariedade.

Nos últimos tempos demonstrou-se que a democracia é uma garantia para a paz, apesar de não por si mesma, apenas em função dos valores que a sociedade desenvolve. O mero sistema de representação, como estrutura, garante o exercício do poder pelas maiorias, mas não impede, como se demonstrou na história recente, que algumas maiorias apostem em atitudes violentas de repressão e domínio para a manutenção dos seus interesses.
Frente aos argumentos do poder e das armas para impor a paz, apelamos à responsabilidade do comportamento de cada cidadão como indivíduo livre e soberano capacitado para desenvolver o seu próprio critério, dentro do respeito pela sociedade. Entendemos que o verdadeiro projecto de construção da paz não pode sustentar-se sem a assunção pessoal de valores, o que não é socialmente possível sem uma cultura e uma educação cimentada na solidariedade para construir relações de utilidade e justiça entre os cidadãos.

Como artistas, consideramos prioritário exercer a nossa actividade criadora sob o prisma da liberdade. Como artistas europeus, conscientes da nossa realidade política, consideramos inevitável criar a nossa obra ao abrigo dos valores pelos quais, tradicionalmente, lutou a velha Europa: respeito, tolerância e solidariedade. Valores que são a chave para conseguir o velho sonho A QUE CHAMAMOS PAZ.

Patente até 30 de Junho
Galeria Municipal de Sintra
Edifício do Turismo
Praça da República, nº23
2710-616 Sintra
Tel. 21 923 69 32
dphc@cm-sintra.pt

Exposição comissariada por:
Luis Athouguia
representante do Collectivo Cillero em Portugal (+351) 91 789 27 03
athouguia@gmail.com

Horário
Sábados e Domingos e Feriados das 14h30 às 19h00
: terça a sexta-feira das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00
LOCALGALERIA MUNICIPAL DE SINTRA - Vila
MORADAPraça da República, nº23
DISTRITOLisboa
WEBSITEhttp://www.colectivocillero.com/
HORARIO09:00
CUSTOGratuito
DIVULGADORLuis Athouguia
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
DANIELA NUNES @ GAL...
Exposição
// 24 de Novembro de 2017
// Galeria Bangbang
// Lisboa
// Gratuito
WORKSHOP INTELIGêN...
Workshop
// 25 de Novembro de 2017
// RG Mindset
// Lisboa
// Não gratuito
13º CURSO GERAL DE...
Cinema e Workshop
// 22 de Novembro de 2017
// Rua Latino Coelho, 8...
// Lisboa
// Não gratuito
Bibliofeira