RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
Destacado
CINTURA
Música
Última ocorrência:
// 26 de Junho de 2010
// Tertúlia Castelense
// Porto
// Não gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Junho de 2010
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
 // CINTURA
DESCRIÇÃOMÚSICA  Pop

A cintura fina e desenhada,tom escarlate de veludo.
As canções que ao piano de sons se cantam em português, ouvem-se em velhos cadeirões de pele. Cabaret, pop, voz, piano, baixo e bateria, chegam para contar as histórias deste imaginário.

O radialista inglês John Peel disse uma vez que “uma cena musical só é madura e criativa quando o mainstream e o alternativo convivem sadiamente; quando a comunidade mainstream sabe valorizar o alternativo e a comunidade alternativa sabe valorizar o mainstream”;

Os Cintura parecem provar que a cena musical portuguesa atingiu finalmente essa maturidade. O seu som é “pop mainstream” e, no entanto, mereceu o aplauso de alguns dos “opinion makers” da nossa música, geralmente mais conotados com o “rock” e com a música alternativa: Zé Pedro dos Xutos & Pontapés, Miguel Pedro dos Mão Morta e Mundo Cão, João Carvalho do Festival Paredes de Coura, Jorge Romão dos GNR, Nuno Calado da Antena 3, Rui Santos da Universidade FM e Vitor Figueiredo da SIC formam o júri do concurso “Rock Nordeste”, que na edição de 2010 deu a vitória unânime a este trio de Penafiel.

O que levou um júri deste calibre a incentivar um trio sem guitarras, com um som preponderante de teclas e com um apurado sentido melódico? Segundo o guitarrista dos Xutos & Pontapés «os Cintura foram sem nenhuma dúvida a banda mais coerente e mais segura que apareceu no Rock Nordeste deste ano. O facto de cantarem (e terem boas letras) em português, foi sem dúvida uma grande vantagem. Também o júri foi unânime em achar que os Cintura seriam a banda que melhor iria aproveitar este prémio e que mais segurança tinha no seu projecto. Ainda bem que assim aconteceu. Foi a melhor banda da noite e a prova está nesta primeira proposta dos Cintura». A opinião do baterista Miguel Pedro, é similar: «O que ouvi foi uma excelente base harmónica, boas opções melódicas, o que resulta em canções bem estruturadas e bem cantadas». O radialista Nuno Calado escreve no prefácio do disco: «As primeiras impressões marcam sempre e neste caso foram sempre as melhores desde o início. Os Cintura entraram em palco de uma forma discreta embora com vontade de mostrar o que este trio vale e pode vir a ser uma banda a ter em conta na “pop” nacional. E foi o que fizeram».

www.myspace.com/cinturaband
LOCALTertúlia Castelense
MORADARua Augusto Nogueira da Silva nº779
(Sª Maria)
DISTRITOPorto
E-MAILinfo@tertuliacastelense.com
WEBSITEhttp://www.tertuliacastelense.com
HORARIO23:30
CUSTOEntrada – 5,00 euros (oferta de cortesia, inclui uma bebida até 2,00 euros)
DIVULGADORTertúlia Castelense
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Bibliofeira