RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
Destacado
FRANKIE CHAVEZ
Música
Última ocorrência:
// 03 de Julho de 2010
// Tertúlia Castelense
// Porto
// Não gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Julho de 2010
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // FRANKIE CHAVEZ
DESCRIÇÃOMÚSICA  Alternativa / Blues

Frankie Chavez é um dos mais promissores talentos da nova música portuguesa, tendo vindo a ser referido como a mais recente revelação blues do Sul da Europa.
A sua música, conjuga diferentes tipos de sonoridades, resultando num
Blues/Folk composto por ambientes limpos e por outros mais crus e psicadélicos. Apesar de se identificarem diferentes influências musicais (Robert Johnson, Jimi Hendrix, Kelly Joe Phelps, Ry Cooder), é difícil encontrar um único termo para definir a sua música, o que lhe garante um estilo único e inconfundível.

Ao vivo, Frankie Chavez actua em formato de one man band. Mune-se de várias guitarras com diferentes afinações, de uma bateria improvisada e de vários pedais de efeitos. Ao sobrepor layers de frases de guitarra através de uma loop station, cria uma sonoridade corpulenta mas respirada, onde nada é feito ao acaso. Quando canta cria uma proximidade com o público pelo seu tom intimista e pela natureza pessoal das suas letras.

Guitarra Portuguesa, Slide Guitar e Lap steel. Além de abordar instrumentos tão tipicos do blues como o Lap Slide Guitar, uma das características unicas da sua sonoridade é o facto de ter reinventado a abordagem da Guitarra Portuguesa. Utilizando uma afinação própria, Frankie Chavez dá-lhe uma roupagem totalmente diferente, misturando o trinar tão característico daquele intrumento com riffs típicos de blues. O efeito é agradavelmente surpreendente.

Percurso. O seu percurso como singer songwriter começou em 2006 com “Slight Delay”, tema incluído num documentário sobre a cultura de surf na Indonésia intitulado “Flavours”. Em 2008 foi convidado pela produtora INDIGO para gravar e desenvolver temas que até então não tinham ainda sido registados. É lá que surgem “This Train is Gone” e “Time Machine”, que seriam editados posteriormente.
Em 2009 compôs, em parceria com Manuel Faria e Francisco Faria, a Banda Sonora Original para o documentário “PARE, ESCUTE, OLHE” de Jorge Pelicano. Este documentário ganhou vários prémios, entre eles, o de melhor documentário português no Festival Internacional de Cinema DocLisboa09 e o grande prémio do Ambiente no Cine Eco 09.

Lançamentos. Em Março de 2010 FRANKIE CHAVEZ lançou o seu primeiro EP homónimo produzido pela Optimus Discos, uma iniciativa que apoia projectos emergentes da cena musical portuguesa. Um dos temas do EP “I Don’t Belong” faz também parte da colectânea “Novos Talentos Fnac 2010” que reúne o que de mais promissor há na música portuguesa.
Em Janeiro de 2011 grava o seu primeiro álbum intitulado “Family Tree”. Produzido, gravado e misturado por Nelson Carvalho nos estúdios da Valentim de Carvalho (Paço d´Arcos), o mais recente trabalho de FRANKIE CHAVEZ conta com a participação de alguns convidados, entre os quais Kalú (Xutos e Pontapés) e Emmy Curl e foi lançado em Abril de 2011.

Actuou nas lojas Fnac de todo o País e em vários festivais como o Rip Curl TMN Music Sessions 2009 (Peniche, Portugal), Super Bock em Stock 2009 (Lisboa, Portugal), Sumol Summer Fest 2010 (Ericeira, Portugal), Arrifana Sunset Fest 2010 (Arrifana, Portugal), Festival da Vidigueira 2010 (Vidigueira, Portugal) e Sintra Misty 2010 (Sintra, Portugal), chegando a partilhar o palco com nomes como Max Romeo, Dub Incorporation, Gentleman, Amy MacDonald entre outros.

www.frankiechavez.com
www.myspace.com/frankiechavez

|9º Aniversário – TERTÚLIA CASTELENSE|
O 9º Aniversário da Tertúlia Castelense decorrerá durante quatro dias e contará com algumas surpresas, toda a agenda e informações na estreia do novo site, espreite em www.tertuliacastelense.com  
LOCALTertúlia Castelense
MORADARua Augusto Nogueira da Silva nº779
(Sª Maria)
DISTRITOPorto
E-MAILinfo@tertuliacastelense.com
WEBSITEhttp://www.tertuliacastelense.com
HORARIO23:30
CUSTOEntrada – 5,00 euros
DIVULGADORTertúlia Castelense
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
FAMILIAS ARGILOSAS
Workshop
// 03 de Dezembro de 2017
// Museu do Vinho do pOrto
// Porto
// Não gratuito
Bibliofeira