 |
|
 |
 |
|
|
|
 |
|
 |
|
|
| | |
| | 2118 locais!
11406 eventos!
1704691 visualizações! | | |
| | |
|
|
| | |
| | Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais. | | |
| | |
|
|
|
| |  | |  |
| NADIR AFONSO |
| Exposição |
| Primeira ocorrência registada: |
| // 18 de Julho de 2010 |
| // Galeria dos Paços do Concelho |
| // (Santarém) |
| // Gratuito |
 |
|
| Clicke num dos dias a cor-de-rosa, para ver mais detalhes. | |
|
| | |
|
| // NADIR AFONSO |
|
|
| CATEGORIA(S) | | | Exposição | | |
|
| DESCRIÇÃO | | | Nadir Afonso nasceu em Chaves em 1920. É formado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. A ânsia de conhecimento levou Nadir para Paris, em 1946, onde colaborou com arquitecto Le Corbusier, ao mesmo tempo que frequentava a École des Beaux-Arts, o atelier de Fernand Léger ou travava amizade com Herbin e Vasarely. Seguiu-se, de 1952 a 1954, a colaboração com o arquitecto Óscar Niemeyer no Brasil.
Regressou a Paris nesse ano, retomou o contacto com os artistas orientados na procura da cinética e desenvolveu estudos de estética e pintura a que chamou “Espacillimité”. Fez parte do grupo da Galeria Denise René e expôs juntamente com Vasarely, Mortensen, Herbin, Bloc. Em 1965, Nadir Afonso abandonou definitivamente a arquitectura. Consciente da sua inadaptação social, refugiou-se pouco a pouco num grande isolamento e acentuou o rumo da sua vida exclusivamente dedicada à criação da sua obra.
Realizou inúmeras exposições individuais, desde 1949, recebeu vários prémios e distinções e está representado em Museus de Lisboa, Porto, Amarante, Rio de Janeiro, S. Paulo, Budapeste, Paris, Berlim, Wurzburg, entre outros. Nadir Afonso tem várias obras publicadas sobre estética e dispõe da mais vasta bibliografia que em Portugal tem sido sobre a obra de um artista contemporâneo.
Artista invulgar, sobre as suas obras como ele próprio diz, são «telas para o futuro, porque talvez melhor compreendidas nos tempos vindouros do que no presente».
| | |
|
| TELEFONE | | | 249 329 814 | | |
|
| FAX | | | 249 329 811 | | |
|
| E-MAIL | | | museologia@cm-tomar.pt | | |
|
| WEBSITE | | | http://www.cm-tomar.pt | | |
|
| DIVULGADOR | | | Serviços de Museologia da Câmara Municipal de Tomar | | |
| |
 |
|
 |
|
|
 |
|
|