RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
A BANDA DESENHADA E O ÁLBUM ILUSTRADO
Exposição
Última ocorrência:
// 20 de Março de 2010
// Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribe...
// Lisboa
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Março de 2010
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // A BANDA DESENHADA E O ÁLBUM ILUSTRADO
DESCRIÇÃO“Strapazin: das Comic Magazin”, revista suíça, é indubitavelmente uma das melhores revistas de e sobre banda desenhada que se publicam na Europa. Cada número da revista desenvolve-se a partir de um conceito, de um desafio que, no número 87, publicado em Junho de 2007, foi lançado a ATAK, prestigiado autor alemão, e ao produtor cultural Matthias Schneider. Juntos convidaram dez ilustradores de álbuns ilustrados a realizarem a sua primeira banda desenhada, dando a cada um duas palavras-chave como ponto de partida.
Mais do que um mero exercício criativo, esta é uma forma de constatar se existem diferenças entre a ilustração de uma bd e de um texto. ATAK e Schneider procuram assim explorar a singularidade da imagem, questionar a intersecção de linguagens estéticas e a influência da bd no universo dos álbuns ilustrados, reflectir sobre os novos conceitos narrativos e sobre o impacto que a bd tem sobre este universo. A cada ilustrador foi pedido que descrevesse como encara este desafio, qual a sua concepção de álbum ilustrado e quais os criadores que os influenciaram.
A exposição, posterior à edição da revista e segunda vertente deste projecto, apresenta os originais dos participantes, alguns dos nomes mais significativos e prestigiados da ilustração para a infância: Natalie Leté (França), Worf Erlbruch (Alemanha – autor que este ano têm uma exposição retrospectiva na Ilustrarte), Nadia Budde (Alemanha), Klaus Ensikat (Alemanha), Volker Pfüller (Alemanha), Rotraut Susanne Berner (Alemanha), Sophie Dutertre (França), Goele Dewanckel (Bélgica), Jockum Nordström (Suécia) e Martin Jarrie (França). São igualmente apresentados os textos de cada ilustrador, o que permite ao visitante não só uma leitura contextualizada das imagens mas também desvendar alguns segredos destes criadores.
LOCALAuditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro
MORADAAntigo Solar da Nora, Estrada de Telheiras
DISTRITOLisboa
E-MAILbedeteca@cm-lisboa.pt
WEBSITEhttp://www.bedeteca.com
HORARIO10:00
CUSTOGratuito
DIVULGADORCCC
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
WORKSHOP INTELIGêN...
Workshop
// 25 de Novembro de 2017
// RG Mindset
// Lisboa
// Não gratuito
13º CURSO GERAL DE...
Cinema e Workshop
// 22 de Novembro de 2017
// Rua Latino Coelho, 8...
// Lisboa
// Não gratuito
Bibliofeira