RedeCultural
INSCREVER
PESQUISAR
TOP DIVULGADORES
PERGUNTAR
CONVIDAR
E-MAIL
PASSWORD
Inscreva-se gratuitamente na RedeCultural para receber uma newsleter semanal personalizada e/ou divulgar eventos culturais.
Quanto mais rede,
mais cultural.
EXPOSIÇÃO CALEIDOSCÓPIO
Exposição
Última ocorrência:
// 16 de Dezembro de 2010
// Embaixada do México em Lisboa
// Lisboa
// Gratuito
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
Calendário com as ocorrências deste evento (marcadas a cor-de-rosa):
Novembro de 2010
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
Dezembro de 2010
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
 // EXPOSIÇÃO CALEIDOSCÓPIO
DESCRIÇÃOExposição “CALEIDOSCÓPIO”
Arte Contemporânea Mexicana


A arte abre todos os dias nossos olhos a novas experiências e obriga-nos deliciosamente a reajustar nossas percepções. São raros os artistas que vão além do hábito de imitar obras anteriores e se tornam verdadeiramente criadores. A proposta dessa exposição é exactamente essa, apresentar a experimentação na arte contemporânea mexicana. A necessidade em arriscar está presente em todos os trabalhos desse selecto grupo de artistas mexicanos, por conseguinte, o que os une é a originalidade.

Ignacio Guerrero: Pinturas fantásticas que representam habitantes de um mundo imaginário onde muitas vezes a ficção encontra a realidade. Ignacio Guerrero explora em seus trabalhos um lugar familiar, e ao mesmo tempo estranho, quase sobrenatural, moldado pela arte. Ignacio Guerrero nasceu em 1963 em Guadalajara, México, onde vive e trabalha.

Hugo Velez: Os Bailarinos de Hugo Velez estão em primeiro plano, seus protagonistas flutuam no vazio, a soberania do corpo, a visão poética do esqueleto, o domínio da figura. Os momentos de purificação emocional do artista são acordes corpóreos, eventos em que a cenografia declina a favor de seus dançarinos. Cada uma das obras recorre a materais diversos como óleo, têmpera, folha metálica, madeira. Hugo Velez nasceu em 1965 em Guadalajara, México, onde vive e trabalha.

Hector Massiel: A confrontação da beleza com a deformação confirma o desejo do artista Hector Massiel em criar sensualidade através de imperfeições. No semblante das figuras, o movimento do corpo sugere um estado de espírito, sensações sublimadas por suspiros. Hector liberta seu traço propositadamente irregular, corpos alongados separam-se cromaticamente, a pintura ganha espessura, deixa visível acumulações, as formas desenham-se, camada a camada   Hector Massiel nasceu em Acapulco, México, onde vive e trabalha.

Oliver Esquivel: O imaginário normalmente caracteriza-se por sua fluidez e pela caótica ausência de precisão e limites. Ao criar formas alternativas de ser, o artista Oliver Esquivel articula uma necessidade humana básica, representar no outro a si próprio, permite sair de si mesmo e ingressar simbolicamente no espaço do outro. O imaginário do artista dimensiona um novo esquema para o figurativo, seus personagens são povoados de marcas, projecções, fantasmas. O artista brinca com o movimento, com a figuração e desfiguração. Oliver Esquivel nasceu em 1979 em Aguascalientes, Ags, México.

Socorro Garcia Olvera: Tudo é alucinadamente natural no trabalho da artista Socorro Garcia Olvera. As imagens combinadas carecem de historicidade, do anedótico, e quase sempre do factor humano. Há um ritmo que impõe-se, como se não fosse a artista que determinasse suas composições, mas simplesmente as reproduzisse. Socorro Garcia Overa nasceu em 1957 na Ciudad del Maíz, México.

Mari Carmen Souza: O vento, as vezes forte, as vezes suave, é inspiração para a artista Mari Camen Souza. A artista trabalha com espontaneidade e liberdade, e como o vento transmite suas diferentes emoções. A leitura de seu trabalho é uma viagem do espírito, e como o vento só é preciso segui-lo. Mari Carmen Souza vive e trabalha em Guadalajara, México.

Letícia Morales: Os sentimentos ocultos presentes nos trabalhos da artista Letícia Morales foram gravados pelo tempo entre a face implacável dos contrastes do branco e preto. Não é fácil, na verdade é completamente supérfluo descrever em palavras o conteúdo dos trabalhos, todos no limite da abstracção. As gravuras precisam ser desfrutadas com cuidado, são um convite para um mergulho nos detalhes, de modo a delicadamente extrairmos sua essência, oculta e impalpável. Letícia Morales nasceu em 1963 em Puebla, México, onde vive e trabalha.

Juan Pablo Bavio: A luminosidade, peculiar em todos os trabalhos do artista Juan Pablo Bavio, acentua sinais de maturidade e velhice de seus personagens   A luz se irradia das próprias figuras, dos objectos, ao mesmo tempo origina-se na atmosfera vinda de toda de de nenhuma parte, impondo regiões obscuras como se estivesse a espera de iluminar e iluminar-se. Seus trabalhos podem ser entendidos como um grande negativo fotográfico que com a entrada parcial da luz começa a captar detalhes da realidade e propositadamente deixa elementos na penumbra. Juan Pablo Bavio nasceu em 1964, vive e trabalha em Mérida, Yucatán, México.


Alejandra Sandoval Corral: O mistério e o desconhecido são os elementos centrais na pintura da artista mexicana Alejandra Sandoval Corral. Para a sua pintura não basta a forma mas sim a busca no território do mistério, dentro de um mundo paralelo. A composição se faz com a exibição de figuras, muitas delas criaturas complexas em que a realidade é sempre menor diante da imaginação. A pintura de Alejandra esboça um mundo confrontado com mutações, pontuado pela fusão entre criatura e homem, uma dualidade que habita o todo. Dessa forma a artista parece procurar a realização de um duplo, homem mais criatura, em busca de identidade. Nesse jogo de transformações e metamorforses a artista se expõe diante de um processo singular de criatividade. Alejandra Sandoval Corral nasceu em 1979 em Hermosillo Sonora, México.

Embaixada do México em Lisboa
Estrada de Monsanto, 78
(entrada pela Rua Vila Guiné)
LOCALEmbaixada do México em Lisboa
MORADAEstrada de Monsanto, 78
DISTRITOLisboa
E-MAILembamex.port@mail.telepac.pt
WEBSITEhttp://www.sre.gob.mx/portugal/
HORARIO10:00
CUSTOGratuito
DIVULGADORMaria Nicolacci Ribeiro
>> DENUNCIAR ESTE EVENTO OU AVISAR QUE ESTES DADOS NÃO ESTÃO CORRECTOS <<
>> PARTILHAR ESTE EVENTO NO FACEBOOK >>
<< REGRESSAR À LISTA DE EVENTOS ANTERIOR <<
 // PRÓXIMOS EVENTOS RELACIONADOS
ESQUELETOS COLATERA...
Exposição
// 25 de Outubro de 2017
// Galeria Bangbang
// Lisboa
// Gratuito
11º PRÊMIO ARTE L...
Exposição e Outra
// 23 de Outubro de 2017
// Veneza arsenal
// Lisboa
// Não gratuito
13º CURSO GERAL DE...
Cinema e Workshop
// 23 de Outubro de 2017
// Rua Latino Coelho, 8...
// Lisboa
// Não gratuito
Bibliofeira